Santa Catarina - A Federação Catarinense de Futebol (FCF) divulgou a tabela do Campeonato Estadual 2019 e seu regulamento. As normas da competição, no entanto, estão inacabadas. A entidade deixou aberta a possibilidade de ter semifinais e também a diminuição no número de rebaixados. O Sr. Goool disponibiliza aos torcedores internautas a tabela completa e o simulador de jogos.
Assim como no ano passado, a FCF vive a esperança de ter mais uma data para a realização das semifinais. Caso contrário, os dois melhores clubes, ao término do turno e do returno, jogarão a final, tal qual em 2018. "Em caso de realização também das semifinais, será em partidas únicas e terá como mandantes os dois primeiros colocados. O 1º colocado enfrentará o 4º colocado, enquanto o 2º colocado receberá o 3º colocado", explicou a entidade catarinense.A outra possível mudança no regulamento é mais controversa. A FCF pretende rebaixar apenas um clube, ao invés de dois, mas dar acesso a três participantes da Série B. De acordo com a própria entidade, a mudança partiu dos próprios clubes.
"Os clubes membros do conselho técnico propuseram uma alteração no regulamento da competição relacionada ao número de equipes que ascendem e que serão rebaixadas já na edição de 2019, com uma equipe sendo rebaixada e três ascendendo à elite".
Em campo, o Campeonato Catarinense terá início em 16 de janeiro. O principal duelo será o confronto de clubes da Série B do Brasileirão entre Criciúma e o atual campeão Figueirense. A Chapecoense, por sua vez, receberá o Marcílio Dias que conquistou o acesso. O Metropolitano, adversário do Avaí, também subiu de divisão. A dupla pegou as vagas dos rebaixados Inter de Lages e Concórdia.
Três vencedores disputarão o torneio que será realizado entre 18 de novembro e 2 de dezembro
Leia a notícia completaNa final, o dono da melhor campanha será o mandante e, em caso de empate, a decisão será nos pênaltis.
O campeão, o vice e o 3º colocado garantirão vagas na Copa do Brasil 2020. Os três melhores colocados do Estadual, desconsiderando aqueles garantidos nas Séries A, B e C, terão vagas na Série D do Brasileirão 2020.