Santa Catarina - A Recopa, entre os torneios sul-americanos ativos, é o único em que o Brasil lidera o ranking de títulos. Caberá a Chapecoense, a partir de 4 de abril, manter esta supremacia contra o Atlético Nacional. Se a ida acontecerá na Arena Condá, em Chapecó, a volta será no Estádio Atanasio Girardot, em Medellín, em 10 de maio. A Chape tentará dar o décimo título aos brasileiros e fazer o país voltar a gritar "é campeão".
A LDU, em 2010, foi o último clube fora de Argentina e Brasil a garantir o troféu. Os equatorianos passaram pelo Estudiantes. A LDU, por sinal, tem dois títulos no torneio, enquanto Chapecoense e Atlético Nacional sonham com a primeira volta olímpica. A Chape quer se tornar o oitavo clube brasileiro campeão da Recopa.
O Atlético Nacional, por sua vez, tentará o primeiro título da Colômbia. O clube de Medellín já disputou o torneio e amargou o vice-campeonato, em 1990, contra o Boca Juniors. A Colômbia tem três vices. O Once Caldas, em 2005, também perdeu para o Boca. Já o tropeço do Santa Fe na temporada passada foi ante o River Plate.Chapecoense e Atlético Nacional finalmente poderão ficar frente a frente. Os clubes com as mesmas cores verde e branco se tornaram irmãos após o trágico acidente com o avião da Chape. O clube brasileiro disputaria a final da Copa Sul-americana ante os colombianos. Diante do acidente, o Atlético Nacional - campeão da Libertadores - abriu mão do título da Copa Sul-americana. Agora, os co-irmãos darão sequência à história que uniu dois clubes, duas torcidas, dois povos, dois países e o mundo do futebol.
Campeões!História!
Ao todo, 14 clubes de oito estados já amargaram o descenso na temporada 2017
Leia a notícia completaDesde a criação da Copa Sul-americana, em 2002, houve 14 confrontos entre os campeões da América do Sul. Os vencedores da Libertadores conquistaram nove vezes a Recopa, contra cinco dos campeões da Copa Sul-americana. A vantagem da Libertadores também é vista se for levado em conta todos os duelos da Recopa.
Entre 1989 e 1998, a CONMEBOL tinha a Supercopa. Juntando os campeões da Supercopa e da Copa Sul-americana são 24 edições da Recopa, com 16 vitórias dos campeões da Libertadores e oito dos outros dois torneios.