São Paulo - Os clubes brasileiros, quase sempre em sua maioria, chegam às oitavas de final da Libertadores. E em praticamente todas as oportunidades - de acordo com o levantamento do Sr. Goool -, o torneio sul-americano é palco para confrontos entre brasucas já no primeiro mata-mata. De 2005 para cá, quando a Libertadores adotou o atual formato, só em 2008, 2011 e 2014 não houve duelo verde e amarelo nas oitavas de final.
Entre as exceções, a temporada passada também foi responsável pelo menor número de clubes brasileiros nas oitavas de final. Apenas Grêmio, Atlético Mineiro e Cruzeiro conseguiram passar da fase de grupos. Em 2008 e 2011 foram cinco clubes no mata-mata, sendo que o Santos seria campeão há sete anos.Se o pior desempenho dos brasucas foi em 2014, o melhor ocorreu em 2013, quando seis clubes se classificaram às oitavas de final da Libertadores. São Paulo, Atlético Mineiro, Grêmio, Corinthians, Fluminense e Palmeiras avançaram. O Galo seria campeão naquela oportunidade. Aliás, em 2013, houve o confronto entre São Paulo e Atlético já nas oitavas de final.
Edição 2015 do Estadual de Rondônia será aberta apenas com uma partida neste domingo
Leia a notícia completaEm 2009, a Libertadores presenciou o embate entre Palmeiras e Sport nas oitavas de final. Após perder duas vezes para o São Paulo, o Verdão superou os pernambucanos. Enquanto isso, o Corinthians foi eliminado pelo Flamengo nas oitavas de final de 2010. Por fim, em 2012, o Fluminense passou pelo Internacional.
Hoje!
Na atual temporada, apenas o Atlético Mineiro - hoje - não está na zona de classificação. O Galo é o lanterna do Grupo 1 com três pontos, três a menos do que o líder Colo-Colo, do Chile. No Grupo 2, apelidado de Grupo da Morte, o Corinthians lidera com aproveitamento de 100%. O rival São Paulo está na vice-liderança com os mesmos seis pontos do San Lorenzo, atual campeão.
O Cruzeiro aparece na liderança do Grupo 3 com cinco pontos em três jogos. Já o Internacional ocupa a vice-liderança do Grupo 4 com sete pontos, mesma pontuação do líder Emelec, do Equador. Apenas os dois melhores colocados de cada grupo passarão para as oitavas de final.
Campeões!Peñarol-URU, com cinco, e Estudiantes-ARG, com quatro, estão a frente de Santos, São Paulo, Olímpia-PAR e Nacional-URU, todos com três. O Internacional tem dois títulos, assim como Cruzeiro, River Plate-ARG e Grêmio. Com uma conquista há San Lorenzo-ARG, Atlético Mineiro, Corinthians, LDU-EQU, Once Caldas-COL, Palmeiras, Vasco, Vélez Sarsfield-ARG, Colo Colo-CHI, Atlético Nacional-COL, Argentinos Juniors-ARG, Flamengo e Racing Club-ARG.
Regulamento:
Com 32 clubes, a segunda fase será dividida em oito grupos com quatro representantes cada. Após jogos de ida e volta dentro dos próprios grupos, os dois melhores colocados de cada grupo passarão às oitavas de final.
Das oitavas de final até a decisão, o sistema de disputa será o mata-mata. Nas semifinais, caso dois clubes de um mesmo país estejam classificados, as equipes obrigatoriamente se enfrentarão. Na final, em caso de empate em saldo de gols, haverá uma prorrogação de 30 minutos e, se necessário, disputa por pênaltis. O campeão disputará o Mundial de Clubes em dezembro.
Confira os clubes brasileiros nas oitavas de final da Libertadores:
2005
Santos, Palmeiras, São Paulo e Atlético Paranaense
2006
Goiás, Corinthians, Palmeiras e São Paulo
2007
Santos, Flamengo, São Paulo, Grêmio e Paraná
2008
Fluminense, Flamengo, Cruzeiro, Santos e São Paulo
2009
Grêmio, São Paulo, Cruzeiro, Palmeiras e Sport
2010
Flamengo, Corinthians, São Paulo, Cruzeiro e Internacional
2011
Cruzeiro, Fluminense, Internacional, Grêmio e Santos
2012
Internacional, Fluminense, Corinthians, Santos e Vasco
2013
São Paulo, Atlético Mineiro, Grêmio, Corinthians, Fluminense e Palmeiras
2014
Grêmio, Atlético Mineiro e Cruzeiro