São Paulo - O futebol brasileiro, nos últimos anos, chegou a evoluir dentro e fora das quatro linhas. Mas recentemente deu alguns passos atrás com as histórias de que o tal "sal grosso" havia ajudado na vitória de certos clubes. Para quem acredita no milagre não poderá rejeitar a "maldição da liderança" na Série B do Campeonato Brasileiro. A "zica" atingiu todos os clubes que estiveram no topo antes do atual líder e campeão do turno América Mineiro. O clube de Belo Horizonte, talvez por ter um pé de coelho na equipe, tenha escapado, por enquanto, da praga na edição 2017.
O Figueirense, ainda com 100%, assumiu a liderança da Série B na 2ª rodada. Hoje, o clube catarinense aparece na zona de rebaixamento, no 18º lugar com apenas 17 pontos. Já são dez rodadas seguidas na degola. A queda do Figueira foi imediata. Após liderar, o Alvinegro não só saiu do topo como deixou o G4 ainda na 3ª rodada. Jogo após jogo, o Figueirense cavou mais seu buraco até figurara na vice-lanterna em duas oportunidades.
O Paysandu, por sua vez, foi líder em duas rodadas seguidas. O Papão, porém, também foi vítima da "maldição da liderança". O clube paraense não chegou a entrar na zona de rebaixamento, mas namorou e, hoje, flerta com a degola. O Bicolor até venceu na última rodada - 2 a 1 sobre o Santa Cruz -, mas continua a três pontos da zona do descenso.
Últimos líderes!Mesmo com dez partidas em casa, boa parte dos clubes tropeçou em campo e nas arquibancadas
Leia a notícia completaO mesmo aconteceu com o Guarani. Derrotado em suas últimas duas partidas e sem triunfar há cinco duelos, o Bugre perdeu tudo o que tinha. Os paulistas lideraram a Série B na 10ª, 11ª, 14ª e 15ª rodadas. Os "Deuses" da Série B, porém, não aliviaram a "audácia" do Guarani e fizeram questão de derrubar o clube de Campinas.
Com pé, orelha, rabo e tudo mais de Coelho, o América Mineiro fez o caminho inverso. O clube mineiro não começou muito bem a Série B, mas a partir da 8ª rodada começou sua arrancada. Na 11ª rodada, o Coelho entrou na zona de acesso e na 16ª assumiu a liderança. Há 12 jogos sem perder - oito vitórias e quatro empates -, o América tentará lutar não só contra os rivais da Série B, mas também contra a "maldição da liderança".