São Paulo - Dez clubes, até o próximo domingo, terão realizados dez jogos como mandante no Campeonato Brasileiro da Série A. Isso quer dizer que, no 2º turno, toda essa turma terá apenas nove partidas ao lado do torcedor. Mas a maioria desses participantes não soube aproveitar a vantagem em campo e nas arquibancadas, segundo levantamento do Sr. Goool.
O Vitória, por exemplo, até superou a Ponte Preta, por 3 a 1, no Barradão, na última quarta-feira, mas segue com a pior campanha em casa. São apenas duas vitórias, dois empates e seis derrotas, mesmo desempenho do Atlético Mineiro e do Atlético Goianiense, lanterna geral. O Leão baiano, porém, está atrás por causa do saldo negativo de gols. Galo e Dragão ainda foram derrotados na 18ª rodada. Os mineiros caíram ante o líder Corinthians (2 a 0) no Mineirão e o goianos perderam para o vice-líder Grêmio (1 a 0) no Estádio Olímpico.No ranking de público, a pior situação é do Atlético Goianiense que amarga a vice-lanterna com média de 4.855 pagantes. O público da última rodada não passou de 4.142 testemunhas, enquanto o Vitória recebeu 5.247 espectadores. A média dos nordestinos, aliás, também não é nada boa (8.019). Neste quesito, contudo, o Atlético Mineiro mostra força. Ao conseguir o quarto maior público do Brasileirão (45.259), o Galo alcançou média de 15.372 apaixonados, a 8ª maior do Nacional.
Atlético Mineiro foi o último clube a aproveitar a boa fase do líder para lotar as arquibancadas
Leia a notícia completaA única exceção por completo é o líder Corinthians, como não poderia ser diferente. O Timão fará seu décimo jogo em casa no próximo sábado contra o Sport. O time do técnico Fábio Carille, até aqui, ostenta 21 pontos e aproveitamento de 77,8%, abaixo apenas do rival Palmeiras (79,2%). Nas arquibancadas, no entanto, não tem pra ninguém. O Timão lidera com média de 37.544 pagantes.
No returno, que começará em 12 de agosto, todos esses dez clubes realizarão nove jogos como mandante. Enquanto isso, Palmeiras, Grêmio, São Paulo, Bahia, Flamengo, Atlético Paranaense, Cruzeiro, Vasco, Avaí e Ponte Preta terão a vantagem de atuar dez partidas ao lado torcedor. Resta saber se essa segunda turma saberá aproveitar o trunfo que terá em mãos.