São Paulo - A Copa da Ásia, pela primeira vez em sua história, está sendo disputada em outro continente. A Copa da Ásia 2015 acontece na Austrália, que deixou de disputar os torneios na Oceania e passou a competir com rivais asiáticos. E os australianos poderão encerrar jejum de 23 anos, como mostrará o Sr. Goool neste domingo.
Desde a edição de 1992, a Copa da Ásia não vê o país-sede faturar o título do torneio. Há 23 anos, o Japão fez o dever de casa e garantiu o título ao derrotar a então bicampeã Arábia Saudita. Mas o primeiro país a obter sucesso em casa foi a Coreia do Sul. Os sul coreanos despacharam Israel em 1960.Na edição seguinte da Copa da Ásia, o próprio Israel deu a volta olímpica diante de sua torcida. O Kuwait também fez alegria dos torcedores, em 1980, ao derrotar a Coreia do Sul. Mas o país que mais vezes foi campeão em casa atende pelo nome de Irã. Os iranianos foram campeões, em 1968, diante de Myanmar e contra o Kuwait, em 1976.
A Austrália, por enquanto, está no caminho certo para igualar estes campeões. A Seleção Australiana - atual vice-campeã do torneio - estreou na Copa da Ásia com vitória, por 4 a 1, sobre o Kuwait. Pelo mesmo Grupo A, a Coreia do Sul bateu Omã, por 1 a 0. O Grupo B conta com Uzbequistão, Coreia do Norte, Arábia Saudita e China.
Emirados Árabes Unidos, Qatar, Irã e Bahrein estão no Grupo C, enquanto o Grupo D conta com Japão - atual campeão -, Palestina - pela primeira vez em uma grande competição -, Jordânia e Iraque. O campeão terá vaga na Copa das Confederações. O Sr. Goool acompanha todos os detalhes da Copa da Ásia. No site já há tabela, classificação interativa, estatísticas e, lógico, simulador.Campeões!
Quatro grandes paulistas nunca passaram duas temporadas sem título no Estadual
Leia a notícia completaCampeã nas duas primeiras edições do torneio (1956 e 1960), a Coreia do Sul é a seleção com a maior seca de títulos. Israel (1964), Kuwait (1980) e Iraque (2007) ostentam um título cada na Copa da Ásia. Além destas seleções, China, Austrália, Emirados Árabes Unidos, Índia e Myanmar já chegaram à final.
Regulamento:
As 16 Seleções, separadas em quatro grupos de quatro, se enfrentarão dentro das próprias chaves. As duas melhores de cada grupo passarão para as quartas de final. Esta fase, assim como a semifinal, disputa do terceiro lugar e final, serão disputadas em apenas um jogo. Em caso de empate, a partida terá prorrogação e, se necessário, pênaltis.