São Paulo - Atual campeã da Copa do Mundo, a Seleção Espanhola tentará, em 2014, repetir o feito de Itália e Brasil, além de encerrar jejum de 52 anos do Mundial. Desde 1962, o torneio organizado pela FIFA não tem uma seleção bicampeã legítima. A última vez que isso aconteceu, Gilmar, Djalma Santos, Nilton Santos, Didi, Zagallo, Vavá, Pepe, Zito, Garrincha, Pelé e cia. estavam em campo. (Confira a tabela da Copa do Mundo 2014 no Sr. Goool!)
Na temporada passada, o Chelsea chegou ao título da Europa League sendo eliminado na Champions
Leia a notícia completaMas os brasileirão não foram os pioneiros deste raro feito. Foi a Itália a primeira bicampeã legítima da Copa do Mundo. Na segunda edição do torneio, em 1934, os italianos fizeram o dever de casa e ficaram com o título diante de seus torcedores. O vice ficou com a Tchecoslováquia. Quatro anos mais tarde, a Seleção da Itália voltou a conquistar o mundo, na França, ao triunfar diante da temida Hungria.
A Argentina teve a chance de entrar para a seleta lista, mas naufragou, em 1990, ao cair diante da Alemanha, no Mundial da Itália. Uma Copa do Mundo antes, os hermanos haviam sido campeões em cima da mesma Alemanha, no México. O Brasil também perdeu a chance em 1998. Campeões em 1994, nos EUA, diante da Itália, os brasileiros sucumbiram perante a França, dona da casa, em 98.
Agora, é a vez da Espanha defender seu título e tentar repetir o feito de 2010, quando foi campeã pela primeira vez em cima da Holanda. Os holandeses, aliás, enfrentarão a Espanha logo na fase de grupos. A Fúria Espanhola está no Grupo B ao lado da Holanda - adversário de estreia -, Chile e Austrália.
O Mundial 2014 terá cinco seleções da África (Nigéria, Costa do Marfim, Camarões, Gana e Argélia), seis da América do Sul (Brasil, Argentina, Colômbia, Chile, Equador e Uruguai), quatro da CONCACAF (EUA, Costa Rica, Honduras e México), 13 da Europa (Itália, Holanda, Alemanha, Suíça, Bélgica, Bósnia-Herzegóvina, Espanha, Inglaterra, Rússia, Grécia, Croácia, Portugal e França) e quatro da Ásia (Japão, Coreia do Sul, Irã e Austrália - é da Oceania, mas disputa as Eliminatórias Asiáticas).Todos aqui!
A Copa do Mundo terá, pela 9ª vez, todos os campeões mundiais em uma mesma edição. Em 2014, o Brasil - maior vencedor do torneio - receberá, Uruguai, Itália, Alemanha, Inglaterra, Argentina, França e Espanha. Essas oito seleções, ao menos uma vez, já venceram a Copa do Mundo.
Campeões!
A Seleção Brasileira é a maior vencedora da Copa do Mundo com cinco títulos (1958, 1962, 1970, 1994 e 2002). Com uma conquista a menos aparece a Seleção Italiana (1934, 1938, 1982 e 2006). Já a Alemanha ostenta três títulos (1954, 1974 e 1990). Argentinos (1978 e 1986) e uruguaios (1930 e 1950) venceram o Mundial em duas oportunidades cada. Enquanto isso, a Seleção Espanhola - atual campeã - puxa a fila das seleções com um título que ainda tem França (1998) e Inglaterra (1966).
Retornos!
Das 32 seleções que estiveram na última Copa do Mundo na África do Sul, apenas oito não estarão no Brasil. A África é uma delas, assim como Paraguai, Coreia do Norte, Nova Zelândia, Eslovênia, Dinamarca, Eslováquia e Sérvia. Enquanto isso, dez das 13 seleções que estiveram na Copa de 1950 no Brasil voltarão ao país. Suécia, Paraguai e Bolívia serão as ausências. Brasil, país-sede, Espanha, Suíça, Itália, Inglaterra, Chile, EUA, México, Uruguai e Croácia que, em 1950, esteve sob a batuta da Iugoslávia, estarão em solo brasileiro.
Regulamento:
Divididas em oito grupos com quatro países cada, as Seleções enfrentarão os rivais do próprio grupo. As duas melhores de cada grupo se classificarão para as oitavas-de-final. No mata-mata até a grande decisão, em caso de empate, terá prorrogação e, se necessário, pênaltis.
Confira os grupos da Copa do Mundo 2014:
Grupo A
Brasil
Croácia
México
Camarões
Grupo B
Espanha
Holanda
Chile
Austrália
Grupo C
Colômbia
Grécia
Costa do Marfim
Japão
Grupo D
Uruguai
Costa Rica
Inglaterra
Itália
Grupo E
Suíça
Equador
França
Honduras
Grupo F
Argentina
Bósnia-Herzegovina
Irã
Nigéria
Grupo G
Alemanha
Portugal
Gana
EUA
Grupo H
Bélgica
Argélia
Rússia
Coreia do Sul