São Paulo - A UEFA Europa League, até aqui, já teve 35 campeões. Na temporada 2013/2014, nove estão na briga por mais um título. Entre os 32 clubes que estão na Segunda Fase, apenas Valencia, Juventus, Porto, Sevilla, Tottenham, Shakhtar Donetsk, Ajax, Napoli e Eintracht Frankfurt já deram a volta olímpica no segundo torneio mais importante da Europa.
Entre os nove campeões, Shakhtar Donetsk, Juventus, Napoli, Porto e Ajax entram na disputa da Europa League após terem ficado em 3º lugar na fase de grupos da UEFA Champions League. Na temporada passada, o Chelsea chegou ao título da Europa League sendo eliminado na Champions.A partir da Segunda Fase, as equipes se enfrentarão em jogos de ida e volta com vantagem para o clube que tiver marcado mais gols na casa do adversário. Em caso de igualdade, a disputa terá prorrogação e, se necessário, pênaltis. A final, por sua vez, será disputada em jogo único e em campo neutro. Em caso de empate haverá prorrogação e, se necessário, pênaltis.
Restrito!
Em toda a história, a UEFA Europa League só tem dois bicampeões genuínos. O primeiro clube bicampeão do torneio foi o Real Madrid, justamente o maior campeão da UEFA Champions League. Na temporada 1984/1985, o clube espanhol faturou o título em cima do Videoton Fehérvár, da Hungria. O Real Madrid venceu em casa, por 3 a 0, e perdeu fora, por 1 a 0.
Na temporada seguinte, a vítima dos merengues foi o alemão Köln. A receita do Real foi a mesma: triunfo diante da torcida (5 a 1) e derrota fora de casa (2 a 0). O outro bicampeão genuíno da UEFA Europa League também é espanhol. Os dois títulos do Sevilla, porém, são bem mais recentes e com apenas uma partida na decisão.
Apenas um confronto das oitavas-de-final não terá campeão em campo
Leia a notícia completaCampeões!
Valencia, Liverpool, Internazionale, Juventus e Barcelona, com três títulos cada, são os maiores vencedores da UEFA Europa League. Atlético de Madrid, Porto, Sevilla, Feyenoord, Parma, IFK Göteborg, Real Madrid, Tottenham, Borussia Mönchengladbach e Leeds United aparecem logo atrás com duas conquistdas cada.
A lista com uma taça contempla Shakhtar Donetsk, Zenit, CSKA, Galatasaray, Schalke 04, Bayern de Munique, Ajax, Napoli, Bayer Leverkusen, Anderlecht, Ipswich, Eintracht, PSV, Arsenal, Newcastle, Dínamo Zagreb, Ferencváros, Zaragoza, Roma e Chelsea - atual campeão.
Os títulos por países tem a Espanha na frente com 13 conquistas, contra 11 da Inglaterra e dez da Itália. A Alemanha soma seis taças, enquanto a Holanda aparece com quatro. Portugal, Rússia e Suécia têm dois títulos cada. Com uma conquista há Ucrânia, Turquia, Bélgica, Iugoslávia e Hungria.