São Paulo - O Atlético Mineiro, assim como o Internacional, em 2010, foi eliminado nas semifinais do Mundial de Clubes. O Galo caiu diante do Raja, nesta quarta-feira, por 3 a 1, em Marrakech, no Marrocos, e deu a chance da Europa aumentar ainda mais a vantagem de títulos sobre a América do Sul no torneio organizado pela FIFA desde 2000.
Mexicanos igualaram a diferença do Barcelona, mas ficaram a frente na quantidade de bolas na rede
Leia a notícia completaO clube alemão buscará o sexto título da Europa no Mundial de Clubes. Os europeus mandaram no torneio entre 2007 e 2011. A América do Sul, sempre representada pelo Brasil, venceu as edições de 2000 e 2012 com o Corinthians, de 2005 com o São Paulo e de 2006 com o Internacional.
Em 2007, porém, o Boca Juniors acabou na segunda colocação ao ser derrotado pelo Milan. A LDU também não aguentou a força do Manchester United, em 2008. Já Estudiantes (2009) e Santos (2011) sucumbiram diante da força do Barcelona. O clube espanhol, aliás, aplicou a maior goleada de uma final no Mundial de Clubes ao meter 4 a 0 no Peixe.
O Internacional, citado no início do texto, perdeu, por 2 a 0, para o Mazembe, da República Democrática do Congo. O clube africano, porém, seria derrotado na decisão pela Internazionale, por 3 a 0. Já o Colorado gaúcho garantiria o 3º lugar com o triunfo sobre o Seongnam, da Coreia do Sul, por 4 a 2.
Juntando todas as edições do torneio, o Brasil ostenta dez títulos, um a mais do que a Itália e a Argentina. Espanha e Uruguai somam seis conquistas cada, contra três de Alemanha e Holanda. Já Inglaterra e Portugal têm dois títulos cada, enquanto Paraguai e Iugoslávia aparecem com um cada.