São Paulo - A temporada 2013 acabou de forma positiva para as regiões Sul e Nordeste. O mesmo não aconteceu com o Norte e o Sudeste. O Sr. Goool, nesta quarta-feira, traz o saldo das regiões em relação aos acessos e rebaixamentos nas Séries A, B, C e D do Campeonato Brasileiro.
O Sul foi o grande vencedor do ano. É verdade que a região não conquistou nenhum título nacional, mas pelo menos abocanhou três acessos e não colheu nenhum rebaixamento. Santa Catarina foi o destaque da Série B com os acessos de Chapecoense e Figueirense. Já o Rio Grande do Sul comemorou a volta do Juventude à Série C.
A região Nordeste foi outra a ficar no azul e por pouco não igualou o Sul. Os nordestinos até conseguiram mais acessos do que o Sul (5), mas acumularam três rebaixamentos. No saldo, o Nordeste ficou com dois positivo. As quedas foram do Náutico na Série A, do ASA na Série B e do Baraúnas na Série C.
Só São Paulo e Pernambuco perderam dois representantes na mesma temporada do Brasileirão
Leia a notícia completaO rival Santa Cruz foi além e conquistou o título da Série C, além do acesso à Série B. O Sampaio Corrêa foi outro que subiu na Série C. Sem falar dos acessos de Salgueiro e Botafogo na Série D. O Belo ainda garantiu o título da última divisão nacional.
Nada bom!
Antes da tristeza total, a região Centro-Oeste terminou o ano sem motivos para rir ou chorar. Foram dois acessos e dois rebaixamentos. Se Vila Nova e Luverdense vibraram com os acessos na Série C, Brasiliense e CRAC choraram a queda na mesma divisão. Ainda assim, Sudeste e Norte foram piores em 2013.
O Norte, por exemplo, perdeu seu único representante na Série B. O Paysandu foi rebaixado um ano após ter conquistado o acesso. Como se não bastasse, o Rio Branco ainda caiu na Série C. O saldo do Norte, porém, fica a frente do Sudeste.
Região com mais clubes nas quatro divisões nacionais, o Sudeste amargou seis rebaixamentos e só dois acessos. Com a queda confirmada da Portuguesa após julgamento do Superior Tribunal de Justiça Desportiva (STJD), foram três times rebaixados da região na Série A. Vasco e Ponte Preta já haviam descido.
Os paulistas Guaratinguetá e São Caetano ainda aumentaram a lista de degolados na Série B. Enquanto o Grêmio Barueri completou o desastre na Série C. Pelo menos, o Palmeiras conquistou o acesso à Série A com direito a título da Série B. Já o Tupi retornou à Série C. O saldo do Sudeste, porém, foi negativo de quatro pontos.
Confira os acessos e o rebaixamentos das Séries A, B, C e D 2013:
Série A
Rebaixados: Portuguesa-SP, Vasco-RJ, Ponte Preta-SP e Náutico-PE
Série B
Acessos: Palmeiras-SP, Chapecoense-SC, Sport-PE e Figueirense-SC
Rebaixados: Guaratinguetá-SP, Paysandu-PA, São Caetano-SP e ASA-AL
Série C
Acessos: Santa Cruz-PE, Sampaio Corrêa-MA, Vila Nova-GO e Luverdense-MT
Rebaixados: Brasiliense-DF, Baraúnas-RN, Rio Branco-AC, CRAC-GO e Grêmio Barueri-SP
Série D
Acessos: Botafogo-PB, Juventude-RS, Salgueiro-PE e Tupi-MG