Piauí - A Federação de Futebol do Piauí (FFP) não conta com clubes nas Séries A, B e C do Campeonato Brasileiro. O representante do estado na Série D - Parnahyba - foi eliminado ainda na fase de grupos. Mesmo assim, a entidade pretende inchar o Campeonato Estadual de 2015.
Clube conquistou o acesso com direito a título e já sonha com a Série A do Brasileirão
Leia a notícia completaPara piorar tudo, o Campeonato Estadual 2014 conta com oito clubes, ou seja, em 2015 serão nove integrantes. A cada rodada, um clube terá que folgar na tabela. Haja imaginação para redesenhar a fórmula de disputa da competição. Sem falar que o Piauí vai na contramão do Mato Grosso do Sul.
Como mostrou o Sr. Goool, o Campeonato Sul-mato-grossense 2014 vai rebaixar quatro clubes para que, em 2015, o Estadual tenha 12 times na elite. Hoje são 14 clubes na principal divisão do estado. Assim como o Piauí, o Mato Grosso do Sul só conta com um clube na Série D.
Atual campeão piauiense, o Parnahyba chegou a seu 5º título. O maior vencedor do estado, porém, é o Ríver com 27. O Flamengo aparece com 16 conquistas. Tiradentes, Piauí e Botafogo somam cinco títulos cada, contra quatro do Picos e três do 4 de Julho. Já Comercial, Barras, Cori-Sabbá e Auto Esporte têm um cada.
O 2º Turno ou Taça Cidade de Teresina terá a mesma fórmula de disputa. Caso um mesmo clube vença os dois turnos, será declarado campeão piauiense. Se houver dois vencedores, o Estadual será definido em dois jogos. O campeão terá vaga na Série D 2014, na Copa do Brasil e na Copa do Nordeste 2015. O vice-campeão irá garantir vaga na Copa do Nordeste 2015. Não haverá rebaixamento.
CRITÉRIOS DE DESEMPATE:
1 - Maior número de pontos;
2 - Maior número de vitórias;
3 - Maior saldo de gols;
4 - Maior número de gols pró;
5 - Confronto direto;
6 - Maior saldo de gols no confronto direto;
7 - Maior número de gols pró no confronto direto;
8 - Sorteio.