Pará - A Federação Paraense de Futebol (FPF) é a quarta entidade mais antiga do futebol brasileiro, atrás apenas da Paulista (1902), Baiana (1905) e Carioca (1906). Fundada em 1908 e pronta para realizar a 107ª edição do Campeonato Paraense, a FPF vive um drama. Com exceção dos grandes clubes do Pará - Paysandu e Remo -, os outros integrantes do Estadual não tem vez na briga pelo título.
Para se ter uma ideia, só Tuna Luso, União Sportiva, Cametá e Independente ousaram "roubar" o título estadual da dupla Re-Pa. Até o título do Independente, em 2011, o Campeonato Paraense não havia tido um campeão do interior. Depois da conquista do clube de Tucurui, o Cametá, da cidade homônima, também deu a volta olímpica em 2012. Mas nas duas últimas temporadas tudo voltou ao normal com os títulos do Paysandu e do atual campeão Remo.O Papão é o recordista de títulos do Pará com 45 conquistas, duas a mais do que o rival Remo. Diante de tudo isso, o Campeonato Paraense busca um novo campeão. Castanhal, Parauapebas, São Francisco, Gavião, Paragominas e Tapajós tentarão entrar nesta seleta lista de campeões.
A 1ª rodada terá início em 1º de fevereiro. Pelo Grupo A1, o Remo começará a defender o título, em casa, contra o Parauapebas. Já o São Francisco vai encarar o Castanhal. O Independente folgará nesta rodada, assim como o Tapajós pelo Grupo A2. Neste grupo haverá o confronto entre Paysandu e Gavião, além de Cametá e Paragominas.
Regulamento: Dupla já faturou o título da Série D do Brasileirão, mas nunca ganhou o Campeonato MineiroMineiro 2015 terá dois campeões nacionais, mas que nunca venceram o Estadual
O 2º Turno - Taça Estado do Pará - terá regulamento parecido. Os dez clubes serão divididos em dois grupos. Os clubes do Grupo A1 enfrentarão os rivais do Grupo A2 em jogos apenas de ida. Os dois melhores colocados de cada chave se classificarão para o mata-mata. As semifinais e final serão definidas em apenas um jogo. Em caso de empate, a decisão será nos pênaltis.
Se um mesmo clube vencer os dois turnos, será declarado campeão paraense 2015. Caso contrário, haverá uma partida para decidir o campeão estadual. Em caso de empate, a decisão será nos pênaltis.