Rio de Janeiro - O Flamengo está a dois jogos do inédito título da Sul-americana e, consequentemente, da vaga para a Libertadores. O time do técnico Reinaldo Rueda voltou a vencer o Junior, na última quinta-feira, por 2 a 0, e desafiará o argentino Independiente na decisão. Caso o Mengo conquiste o título, o Brasil repetirá a temporada de 2012, quando garantiu os dois torneios mais importantes da América do Sul.
O primeiro passo, na atual temporada, foi dado pelo Grêmio na última quarta-feira. O Imortal superou o Lanús em La Fortaleza, por 1 a 0, e abocanhou seu terceiro título na Libertadores. Mesmo vindo da Liberta, a caminhada do Rubro-negro foi longa. O clube carioca passou por Palestino-CHI (Segunda Fase), Chapecoense (oitavas de final), Fluminense (quartas de final) e Junior (semifinal).Há cinco anos, o Brasil foi o rei da América. O Corinthians fez história ao conquistar seu primeiro título na Libertadores e de forma invicta. Enquanto isso, o São Paulo também deu sua primeira volta olímpica, mas na Sul-americana. O país verde e amarelo, contudo, não é o único que ostenta tal façanha. A Argentina também já acumula suas dobradinhas.
Em 2007, o Boca Juniors foi campeão do principal torneio da América do Sul, enquanto o Arsenal garantiu a Sul-americana. Sete anos depois, os hermanos voltaram a repetir a dose, mas com clubes diferentes. Se o San Lorenzo levou a inédita Libertadores, o River Plate garantiu a segunda competição sul-americana mais importante de clubes.
Imortal deixou sua marca em 25 oportunidades entre os 426 tentos do torneio sul-americano
Leia a notícia completaNas últimas 15 edições da Sul-americana, os argentinos ostentam sete títulos e quatro vices. Os brasucas, por sua vez, somam três voltas olímpicas e três vices. Colômbia, México, Chile, Equador e Peru acumulam um título cada.
O Flamengo chega à final com seis vitórias (três em casa e três fora) e dois empates (um diante da torcida e outro fora), além de 22 gols a favor e seis tomados. Aproveitamento de 83,3%. A campanha do Independiente, por sua vez, tem sete triunfos (quatro como mandante e três como visitante), uma igualdade ao lado da torcida e duas derrotas fora, além de 18 tentos pró e sete contra. Aproveitamento de 73,3%.