São Paulo - Derrotado, neste sábado, pelo penúltimo colocado CRAC, por 2 a 0, o lanterna Grêmio Barueri deu mais um passo em direção à Série D do Campeonato Brasileiro. Com apenas oito pontos no Grupo B da Série C, o clube paulista - em caso de descenso - poderá repetir o feito negativo de Juventude e Salgueiro.
De 2009 para cá, apenas gaúchos e pernambucanos amargaram dois rebaixamentos seguidos. O Juventude foi degolado durante a Série B de 2009, quando acabou no 17º lugar com apenas 44 pontos em 38 jogos. Não satisfeito, o time de Caxias do Sul - na temporada seguinte - foi rebaixado na Série C com a pior campanha do Grupo D - oito pontos em oito jogos.
A saga do Salgueiro, por sua vez, começou em 2011 na Série B. O Carcará do Sertão desceu um degrau na competição nacional ao terminar no penúltimo lugar com só 29 pontos. Sem demonstrar que havia aprendido a lição, o Salgueiro foi novamente rebaixado em 2012. Na oportunidade, o clube de Pernambuco ficou com a penúltima colocação do Grupo A na Série C.
Mesmo com dois exemplos, o Grêmio Barueri segue roteiro idêntico dos rivais. O clube paulista foi rebaixado no ano passado ao terminar a Série B na última colocação com 30 pontos em 38 jogos. Sem se preparar para o pior, o Grêmio Barueri voltou a rodar na Série C. Hoje, o clube amarga a lanterna com só oito pontos em 11 jogos. São duas vitórias, dois empates e sete derrotas. Aproveitamento de 24,2%.Além do clube paulista, Remo e Flamengo-PI completam o Top 3 das melhores médias de pagantes
Leia a notícia completaCRB, Guarani e Betim - antigo Ipatinga - foram os outros três clubes rebaixados na Série B do ano passado. Por enquanto, o trio está longe de brigar contra o rebaixamento. Na verdade, alagoanos, paulistas e mineiros sonham com a classificação para a próxima fase.
Antes...
A má fase do Grêmio Barueri, como mostra o Sr. Goool, não é recente. Desde que o clube mudou de sede e nome - foi chamado de Grêmio Prudente e passou a atuar em Presidente Prudente -, a Abelha caiu de produção. Com o antigo nome, o clube paulista foi rebaixado no Brasileirão em 2010 e caiu no Paulistão em 2011.
Apesar da má fase atual, o Barueri também já teve momentos de glória em sua jovem história. Fundado em 1989, mas profissionalizado em 2001, o Barueri teve uma ascensão de encher os olhos. De 2002 a 2006, o Barueri conquistou os acessos das Séries B3, B2, B1, A3, A2 e, finalmente, A1 do Paulistão. Tudo em sequência! Neste período, o Barueri ainda foi campeão das Séries A3 e A3 do Estadual.
Pelo Nacional, o Barueri estreou na Série C em 2006 e, logo de cara, subiu para a Série B. O acesso para a elite do Brasileirão aconteceu na temporada de 2008. A caminhada do clube na Série A terminou em 2010. Depois, porém, o fundo do poço pareceu sem fim.