Rio Grande do Sul - Corinthians e São Paulo disputarão o título da Recopa Sul-americana, nesta quarta-feira, às 21h50, no Estádio do Pacaembu, em São Paulo. Mas a previsão para o restante da temporada não é muito boa para os clubes paulistas. Em apenas uma oportunidade, o campeão da Recopa também faturou o Campeonato Brasileiro.
Paraguaios e brasileiros estiveram frente a frente na competição sul-americana em 1972 e 1981
Leia a notícia completaNa oportunidade, o Grêmio superou com facilidade o Independiente, da Argentina, por 4 a 1. O duelo foi realizado em Kobe, no Japão. Jardel, Carlos Miguel, Adílson e Paulo Nunes fizeram os gols brasileiros, enquanto Burruchaga anotou para os hermanos.
O Tricolor gaúcho não se deu por satisfeito na temporada de 1996 e ainda faturou o título do Brasileirão. Naquela época, a Série A contava com 24 clubes. Todos se enfrentavam em jogos de ida. Os oito melhores se classificavam para o mata-mata que iria até a final.
Na decisão, a Portuguesa venceu o primeiro duelo, por 2 a 0, no Estádio do Morumbi, em São Paulo. Na volta, o Grêmio devolveu o mesmo placar no Estádio Olímpico, em Porto Alegre. Como o clube do Sul tinha somado o maior número de pontos ao longo da competição, ficou com o título.
Atual...
No Brasileirão, o Corinthians ocupa a 12ª posição, com nove pontos. O São Paulo, por sua vez, aparece no 14º lugar, com oito pontos. O Tricolor paulista não vence há oito partidas. A vantagem do Corinthians também diz respeito ao histórico da Recopa. Em seis oportunidades, o campeão da Libertadores ficou com o título da Recopa. Já os vencedores da Copa Sul-americana somam quatro títulos.
No primeiro duelo da Recopa, o Corinthians venceu, por 2 a 1. O clube do Parque São Jorge será campeão com um empate. Ao São Paulo restará uma vitória simples para levar a decisão para a prorrogação. Caso o empate persista, a decisão será na cobrança de pênaltis. Se vencer por dois ou mais gols de diferença, será campeão.
História!
A Recopa surgiu em 1989 com duelos entre os campeões da Libertadores e da Supercopa. Em 1991, o Olímpia venceu as duas competições e foi declarado campeão da Recopa. Mas o mesmo não aconteceu com o São Paulo em 1993. A CONMEBOL indicou o Botafogo - campeão da Copa Conmebol - para enfrentar o Tricolor paulista que seria campeão da Recopa. O torneio ficou sem ser disputado entre 1999 e 2002. Com a criação da Copa Sul-americana, a Recopa voltou com tudo em 2003.
Se o Brasil soma sete títulos e garantirá o oitavo em 2013, a Argentina aparece com seis. Equador e Paraguai somam dois cada, contra um de Chile, Peru e Uruguai. Em relação aos clubes, o Boca Juniors é o maior vencedor com quatro conquistas. Internacional, LDU, Olímpia e São Paulo somam duas cada, contra uma de Santos - atual campeão -, Ciencieano, Cruzeiro, Vélez Sarsfield, Grêmio, Independiente, Colo Colo e Nacional.