Rio Grande do Sul - O Grêmio fez valer a vantagem conquistada no Equador - vitória por 3 a 0 - e, nesta quarta-feira, confirmou sua vaga à final da Libertadores mesmo com a derrota, por 1 a 0, para o Barcelona, em Porto Alegre. Essa será a quinta vez do Tricolor na decisão do torneio mais importante da América do Sul. O Imortal enfrentará o Lanús, algoz do River Plate, e tentará acabar com a sina diante dos argentinos.
Entre as quatro finais que disputou, o Grêmio perdeu duas, ambas para os hermanos. Em 1984, um ano após conquistar seu primeiro título contra o uruguaio Peñarol, o Grêmio sucumbiu diante do Independiente, maior vencedor da competição. Os argentinos venceram no Olímpico, por 1 a 0, e seguraram o 0 a 0 em Buenos Aires.A segunda volta olímpica dos gaúchos foi em 1995 diante do colombiano Atlético Nacional. Mas na última vez que o Grêmio esteve na decisão caiu ante o Boca Juniors. Em 2007, os argentinos atropelaram os brasileiros, por 3 a 0, na La Bombonera. Não satisfeito, o Boca Juniors ainda fez 2 a 0 no Olímpico.
Estado de São Paulo acumula nove acessos nos pontos corridos, mas está na seca desde 2014
Leia a notícia completaAgora, o Tricolor só está atrás do São Paulo, dono de três títulos e três vices. No geral, o Imortal vê a sua frente Boca Juniors (seis títulos e quatro vices), Peñarol (cinco títulos e cinco vices), Independiente (sete títulos), Olímpia (três títulos e quatro vices), Nacional-URU (três títulos e três vices) e o próprio São Paulo.