Bahia - A Bahia e o Acre, finalmente, conquistaram o acesso na Série D do Campeonato Brasileiro. A jovem Juazeirense e o experiente Atlético Acreano garantiram o feito inédito ao superarem América de Natal e São José, respectivamente, nas quartas de final. Criada em 2009, a última divisão nacional passa a ter 20 estados com acessos, segundo levantamento do Sr. Goool. As ausências são do Amapá, Amazonas, Distrito Federal, Espírito Santo, Mato Grosso do Sul, Rondônia e Roraima.
Maior público do Brasileirão ainda supera o total de pagantes de Atlético Goianiense e Ponte Preta
Leia a notícia completaA região Nordeste manteve a supremacia e a rotina de garantir acessos na Série D. Já são 13 clubes que chegaram à Série C. Sem falar que em todas as nove edições da divisão, ao menos, um clube da região subiu. O Sudeste, por sua vez, soma dez acessos, contra seis do Sul. O Norte comemorou o objetivo do seu quarto clube. Já o Centro-Oeste tem dois acessos.
Histórico!
A Juazeirense ainda pôs fim ao jejum de dez anos sem representantes da Bahia no terceiro escalão nacional. Em 2008, a Série C era a última divisão nacional e contava com inúmeros clubes. Os baianos, naquela oportunidade, foram representados por Vitória da Conquista, Itabuna e Atlético de Alagoinhas. Entre os chamados grandes do estado, o Bahia esteve na Série C pela última vez em 2007 e o Vitória em 2006.
Em 12 partidas pela Série D, a Juazeirense obteve quatro vitórias (três em casa e uma fora), sete empates (dois como mandante e cinco como visitante) e apenas uma derrota ao lado da torcida, além de 21 gols a favor e 13 contra. Aproveitamento de 52,8%. Classificada na liderança do Grupo A7, a Juazeirense pegou uma rota baiana antes de encarar o Mecão. O Cancão eliminou a Jacobina na Segunda Fase e o Fluminense de Feira nas oitavas de final.
2009
São Raimundo-PA, Macaé-RJ, Alecrim-RN e Chapecoense-SC
2010
Guarany-CE, Madureira-RJ, Araguaína-TO e Joinville-SC
2011
Tupi-MG, Santa Cruz-PE, Oeste-SP e Cuiabá-MT
2012
Sampaio Corrêa-MA, CRAC-GO, Mogi Mirim-SP e Baraúnas-RN
2013
Botafogo-PB, Juventude-RS, Tupi-MG e Salgueiro-PE
2014
Tombense-MG, Brasil-RS, Londrina-PR e Confiança-SE
2015
Botafogo-SP, Ríver-PI, Ypiranga-RS e Remo-PA
2016
Volta Redonda-RJ, CSA-AL, São Bento-SP e Moto Club-MA
2017
Globo-RN, Juazeirense-BA e Atlético Acreano