Sábado, 16 de Novembro de 2024
 
Em 27 de novembro de 2018 às 16:27

Libertadores poderá ter a 1ª final longe da América do Sul; Já houve decisões fora da casa dos finalistas

CONMEBOL ainda não definiu a data e o local, mas afirmou que o duelo não será em Buenos Aires

Rodolfo Brito São Paulo-SP

São Paulo - A CONMEBOL, em comunicado nesta terça-feira, afirmou que a final da Libertadores entre River Plate e Boca Juniors não acontecerá na Argentina. Após empatarem, por 2 a 2, na La Bombonera, os rivais argentinos se enfrentariam no Monumental de Núñez, também em Buenos Aires. A decisão, no entanto, foi adiada após torcedores dos Millonarios atacarem o ônibus com a delegação dos xeneizes. Nunca uma final de Libertadores tinha tido dois hermanos na disputa do título. Agora, o torneio poderá ser decidido pela primeira vez fora da América do Sul.

"A presidência, em conjunto com a administração da Conmebol, tomou a decisão de que a partida seja disputada, será em 8 ou 9 (de dezembro), fora do território argentino. Entendemos que não existem condições para que esta partida seja disputada na Argentina", disse o presidente da CONMEBOL, Alejandro Domínguez.

Nestas condições, a entidade sul-americana pagaria todos os custos de viagem, hospedagem e alimentação para até 40 pessoas de cada delegação. As cidades de Miami, nos Estados Unidos, Doha, no Catar, e Assunção, no Paraguai, podem receber a final. Se a Libertadores nunca foi definida fora do território sul-americano, já coroou campeões longe da casa dos finalistas.

 Alejandro Domínguez, presidente da CONMEBOL, quer a final argentina da Libertadores fora de Buenos Aires!CONMEBOL / DivulgaçãoAlejandro Domínguez, presidente da CONMEBOL, quer a final argentina da Libertadores fora de Buenos Aires!
Longe dos finalistas!
Antes das decisões por pênaltis, a Libertadores tinha um jogo desempate em caso de igualdade na pontuação das duas primeiras partidas. Esse terceiro jogo era em campo neutro. O Santos, por exemplo, foi campeão em cima do Peñarol, em 1962, no Monumental de Núñez, em Buenos Aires. O Cruzeiro foi outro brasileiro que precisou do jogo desempate, em 1976, contra o River Plate. A partida aconteceu no Estádio Nacional, em Santiago.

FFMS leva "pito" da CBF e muda o regulamento do Sul-mato-grossense 2019; Simulador no Sr. Goool

Estadual não terá mais grupos na Primeira Fase e rebaixará quatro clubes à Série B

Leia a notícia completa
Já o Flamengo deu a volta olímpica no Estádio Centenário, em Montevidéu, contra o Cobreloa em 1981. Independiente (1965, 1973, 1974 e 1975), Peñarol (1966 e 1987), Racing (1967), Estudiantes (1968), Nacional (1971), Boca Juniors (1977) e Argentinos Juniors (1985) também foram campeões em países diferentes em relação aos finalistas.

Na América do Sul, apenas Bolívia e Venezuela nunca tiveram clubes na decisão e também não foram sedes em final. O Peru até estaria na lista, uma vez que seus clubes perderam as duas decisões, mas Lima já sediou o ponto alto do torneio.

Em 1971, o Estudiantes venceu o Nacional na Argentina, por 1 a 0, e perdeu a volta no Uruguai pelo mesmo placar. No jogo desempate, o Naça superou os argentinos, por 2 a 0, no Estádio Nacional, em Lima, e faturou a Libertadores.

Campanhas!
O River Plate decidirá a Libertadores 2018 com seis vitórias (três em casa e três fora), seis empates (dois como mandante e quatro como visitante) e uma derrota ao lado da torcida, além de 16 gols a favor e oito tentos tomados. Aproveitamento de 61,5%.

O Boca Juniors tem a mesma campanha. São seis vitórias (cinco em casa e uma fora), seis empates (um como mandante e cinco como visitante) e só uma derrota como mandante, além de 23 gols a favor e 11 tentos tomados.

Campeões!
A Argentina, com 24 títulos, lidera o ranking de conquistas da Libertadores. O Brasil está com 18, contra oito do Uruguai. Já Paraguai e Colômbia somam três casa. Equador e Chile têm um cada. Em relação aos clubes, a Libertadores tem como maior vencedor o Independiente-ARG - dono de sete títulos -, um a mais que o Boca Juniors-ARG.

Peñarol-URU, com cinco, e Estudiantes-ARG, com quatro, estão a frente de Santos, São Paulo, Olímpia-PAR, Nacional-URU, River Plate-ARG e Grêmio, todos com três. O Internacional tem dois títulos, assim como Cruzeiro e Atlético Nacional. Com uma conquista há San Lorenzo-ARG, Atlético Mineiro, Corinthians, LDU-EQU, Once Caldas-COL, Palmeiras, Vasco, Vélez Sarsfield-ARG, Colo Colo-CHI, Argentinos Juniors-ARG, Flamengo e Racing Club-ARG.

Mais Notícias

 
© Copyright 2013 - 2024 Sr. Goool - Todos os direitos reservados
  1. Clique no clube para selecioná-lo.
  2. Clique na coluna para ordená-la. Um clique selecionará a coluna e dois cliques redicionarão os valores do menor para o maior
  1. Agrupe e compare as estatísticas com outros campeonatos.
    Máximo de cinco competições.
  1. Escolha o dia da semana e tenha o total e a média dos clubes;
    Escolha o horário dos jogos e tenha o total e a média dos clubes;
    Clique no clube para selecioná-lo
  1. Clique na coluna para ordená-la. Um clique selecionará a coluna e dois cliques redicionarão os valores do menor para o maior
  1. Clique na coluna para ordená-la do maior para o menor
  1. Tenha informações detalhadas ao clicar nos números de Pontos Ganhos, Jogos, Vitórias, Empates, Derrotas, Gols Pró e Gols Contra;
    Tenha informações detalhadas de público, ingressos e renda ao clicar nos números totais;
  1. Clique no escudo para ir à página do clube selecionado
  1. Clique no nome do profissional para obter maiores informações
  1. Clique no jogo para ir à página do campeonato ou clique no logo do Sr. Placar para ir à página com todos os jogos do dia
  1. Clique no jogo ou na barra do campeonato para cair na página oficial da competição
  1. Escolha no select como deseja ordenar a classificação do campeonato
  1. Clique nas colunas das siglas PG, V, E, D, GP, GC, SG e %A e ordene do maior para o menor. Dois cliques, ordene do menor para o maior;
    Clique no "C" e volte para a classificação oficial.

Reprodução proibida! © 2013 - 2024 Todos os direitos reservados ao Sr. Goool! Leia mais em www.srgoool.com.br
Siga @SrGoool, Curta e Compartilhe www.facebook.com/srgoool