São Paulo - A CONMEBOL, em comunicado nesta terça-feira, afirmou que a final da Libertadores entre River Plate e Boca Juniors não acontecerá na Argentina. Após empatarem, por 2 a 2, na La Bombonera, os rivais argentinos se enfrentariam no Monumental de Núñez, também em Buenos Aires. A decisão, no entanto, foi adiada após torcedores dos Millonarios atacarem o ônibus com a delegação dos xeneizes. Nunca uma final de Libertadores tinha tido dois hermanos na disputa do título. Agora, o torneio poderá ser decidido pela primeira vez fora da América do Sul.
"A presidência, em conjunto com a administração da Conmebol, tomou a decisão de que a partida seja disputada, será em 8 ou 9 (de dezembro), fora do território argentino. Entendemos que não existem condições para que esta partida seja disputada na Argentina", disse o presidente da CONMEBOL, Alejandro Domínguez.
Nestas condições, a entidade sul-americana pagaria todos os custos de viagem, hospedagem e alimentação para até 40 pessoas de cada delegação. As cidades de Miami, nos Estados Unidos, Doha, no Catar, e Assunção, no Paraguai, podem receber a final. Se a Libertadores nunca foi definida fora do território sul-americano, já coroou campeões longe da casa dos finalistas.
Estadual não terá mais grupos na Primeira Fase e rebaixará quatro clubes à Série B
Leia a notícia completaNa América do Sul, apenas Bolívia e Venezuela nunca tiveram clubes na decisão e também não foram sedes em final. O Peru até estaria na lista, uma vez que seus clubes perderam as duas decisões, mas Lima já sediou o ponto alto do torneio.
Em 1971, o Estudiantes venceu o Nacional na Argentina, por 1 a 0, e perdeu a volta no Uruguai pelo mesmo placar. No jogo desempate, o Naça superou os argentinos, por 2 a 0, no Estádio Nacional, em Lima, e faturou a Libertadores.
Campanhas!
O River Plate decidirá a Libertadores 2018 com seis vitórias (três em casa e três fora), seis empates (dois como mandante e quatro como visitante) e uma derrota ao lado da torcida, além de 16 gols a favor e oito tentos tomados. Aproveitamento de 61,5%.
Peñarol-URU, com cinco, e Estudiantes-ARG, com quatro, estão a frente de Santos, São Paulo, Olímpia-PAR, Nacional-URU, River Plate-ARG e Grêmio, todos com três. O Internacional tem dois títulos, assim como Cruzeiro e Atlético Nacional. Com uma conquista há San Lorenzo-ARG, Atlético Mineiro, Corinthians, LDU-EQU, Once Caldas-COL, Palmeiras, Vasco, Vélez Sarsfield-ARG, Colo Colo-CHI, Argentinos Juniors-ARG, Flamengo e Racing Club-ARG.