Minas Gerais - O Vasco, após seis anos, voltou a disputar a Libertadores. O clube carioca entrou logo nas primeiras fases e teve que eliminar dois rivais até a Fase de Grupos. Como se isso não bastasse, o Gigante da Colina terá um compatriota na principal etapa do torneio sul-americano. Trata-se do Cruzeiro, campeão da Copa do Brasil e cabeça de chave do Grupo 5. A boa notícia para os rivais é que os brasileiros costumam se dar bem quando estão no mesmo grupo. O levantamento foi feito a partir de 2005.
Segundo levantamento do Sr. Goool, apenas duas vezes o grupo verde e amarelo não teve os dois clubes garantidos às oitavas de final. O episódio mais recente aconteceu no ano passado, quando o Flamengo teve que se contentar com a vaga na Sul-americana. O Atlético Paranaense, por outro lado, chegou ao mata-mata. O mesmo aconteceu com o Palmeiras em 2005. Naquela oportunidade, porém, o Santo André naufragou na Fase de Grupos.Em todas as outras oportunidades, em compensação, a dupla passou sem problemas. Em 2013, aliás, houve dois grupos com brasucas. Os tricolores Fluminense e Grêmio se classificaram lado a lado. Atlético Mineiro e São Paulo também chegaram às oitavas de final. O Galo, por sinal, seria campeão daquela edição. Todos os outros participantes da atual temporada, além de Vasco e Cruzeiro, já dividiram o grupo com outro compatriota.
Taxa cobrada em cima da renda bruta fica em 5% nas competições nacionais, mas nos Estaduais o céu é o limite
Leia a notícia completaCom exceção do Vasco, todos os brasileiros iniciarão sua caminhada nesta semana na Libertadores. Os dois primeiros colocados de cada grupo avançarão às oitavas de final, enquanto o 3º colocado "cairá" para a Sul-americana.
Confira os anos em que clubes brasileiros estiveram no mesmo grupo da Libertadores:
*Classificados
2005 (Palmeiras* e Santo André)
2007 (Flamengo* e Paraná*)
2009 (Sport* e Palmeiras*)
2012 (Santos* e Internacional*)
2013 (Atlético Mineiro* e São Paulo*) (Fluminense* e Grêmio*)
2015 (Corinthians* e São Paulo*)
2017 (Atlético Paranaense* e Flamengo)