Mato Grosso do Sul - O final de semana será recheado de decisões. Os Campeonatos Estaduais chegam ao fim e muitos clubes gritarão "é campeão". Alguns, aliás, poderão encerrar longos jejuns. A maior seca entre os finalistas que já acumulam, ao menos, uma conquista é do Corumbaense, segundo levantamento do Sr. Goool. O clube sul-mato-grossense não vence o Estadual desde 1984.
A conquista de 33 anos atrás, aliás, é a única da história do clube de Corumbá que decidirá o título do Estadual do Mato Grosso do Sul em casa contra o Novoperário. O rival busca sua primeira volta olímpica. Ainda no Centro-Oeste, o mato-grossense Sinop também já esqueceu qual é o sabor doce de um título.
O Sinop, que precisará reverter a vantagem do Cuiabá, está na seca desde 1999. O rival Dourado é muito mais jovem, mas já acumula seis conquistas, sendo a última em 2015. Outro clube da região que poderá acabar com o jejum é o Vila Nova. Integrante da Série B do Brasileirão, o Tigrão não fatura o Estadual Goiano desde 2005. Mas a seca tem tudo para aumentar, uma vez que o atual campeão Goiás venceu o duelo de ida por 3 a 0.
Segundo Sr. Goool, o Alvinegro obteve o maior público e a melhor média de pagantes da edição 2017
Leia a notícia completaDestaque para o Internacional que buscará o heptacampeonato gaúcho contra o Novo Hamburgo que nunca foi campeão estadual. O mesmo acontece com o Corinthians no Paulistão. Campeão em 2013, o Timão terá no campo oposto a Ponte Preta, atrás do primeiro troféu. O Interporto, que fez festa no Tocantinense de 2014, enfrentará o Sparta, outro clube sem título.
Na lista de 29 finalistas com títulos estaduais, 12 são representantes da Série A do Brasileirão, cinco disputarão a Série B e outros cinco estarão na Série C.
Confira a última vez que os finalistas foram campeões nos Estaduais:
Corumbaense-MS (1984)
Sinop-MT (1999)
Vila Nova-GO (2005)
CSA-AL (2008)
Treze-PB (2011)
Ceilândia-DF, Fluminense-RJ, Avaí-SC, Itabaiana-SE (2012)
Brasiliense-DF, Coritiba-PB, Corinthians-SP (2013)
Flamengo-RJ, Cruzeiro-MG, Botafogo-PB, Sport-PE, Interporto-TO (2014)
Bahia-BA, Cuiabá-MT, Atlético Mineiro-MG, Remo-PA, Confiança-SE (2015)
CRB-AL, Vitória-BA, Chapecoense-SC, Internacional-RS, Goiás-GO, Paysandu-PA, Atlético Paranaense-PR (2016)