São Paulo - Newell's Old Boys e Olímpia estão de lado opostos nas chaves das semifinais da Libertadores, mas o objetivo de argentinos e paraguaios é o mesmo. Antes de conquistar o título sul-americano, porém, a dupla terá que encerrar um longo jejum - maior para os lados do NOB.
Terceiro escalão do futebol nacional terá 14 ou até mesmo 15 Estados na Edição 2013
Leia a notícia completaA seca do Olímpia, por sua vez, não é tão grande, mas incomoda. Três vezes campeão da Libertadores, o clube paraguaio esteve, pela última vez, na decisão de 2002, quando bateu o São Caetano nos pênaltis. Antes, o Olímpia já havia conquistado os títulos de 1979 e 1990. Os paraguaios ainda amargaram em três oportunidades o vice-campeonato (1960, 1989 e 1991).
Nas semifinais, o Olímpia enfrentará o Santa Fe, da Colômbia. Se os paraguaios eliminaram o Fluminense, o Santa Fe passou pelo Real Garcilaso, do Peru. O Newell's Old Boys, por sua vez, derrotou o rival Boca Juniors, nos pênaltis, e aguarda pelo vencedor entre Atlético Mineiro e Tijuana. No primeiro jogo, no México, brasileiros e mexicanos empataram, por 2 a 2.
Campeões!
A Libertadores tem como maior vencedor o Independiente-ARG - dono de sete títulos -, um a mais que o Boca Juniors-ARG. Peñarol-URU, com cinco, e Estudiantes-ARG, com quatro, estão a frente de Santos, São Paulo, Olímpia-PAR e Nacional-URU, todos com três. O Internacional tem dois títulos, assim como Cruzeiro, River Plate-ARG e Grêmio. Com uma conquista há Corinthians - atual campeão -, LDU-EQU, Once Caldas-COL, Palmeiras, Vasco, Vélez Sarsfield-ARG, Colo Colo-CHI, Atlético Nacional-COL, Argentinos Juniors-ARG, Flamengo e Racing Club-ARG.
Em relação aos títulos por países, o Brasil chegou a 16 com a conquista do Corinthians em 2012. Mas a Argentina segue soberana na frente, com 22. O Uruguai soma oito títulos, contra três do Paraguai e dois da Colômbia. Equador e Chile têm um cada.