São Paulo - Nove dos 17 clubes garantidos na Terceira Fase da Copa do Brasil foram visitantes na partida de ida das duas etapas anteriores, mas não conseguiram eliminar os jogos de volta. América Mineiro, Atlético Paranaense, Botafogo-PB, Botafogo-RJ, Ceará, Chapecoense, Ponte Preta, Vasco e Vitória atuaram fora de casa na partida de ida na Primeira e na Segunda Fases, contudo, não triunfaram por dois ou mais gols de diferença.
Na Primeira Fase, só os visitantes CRB, Fluminense, Coritiba, Figueirense e Bragantino atingiriam o objetivo de eliminar o jogo de volta. A lista caiu na Segunda Fase. Cruzeiro, Santos e Santa Cruz foram os únicos clubes que despacharam a segunda partida no torneio nacional.
Próxima etapa!
Jogos aos sábados, às 16 horas, ostentam média de público superior a marca geral da Série A
Leia a notícia completaCampeões!
O Estado de São Paulo é o maior campeão da Copa do Brasil com nove títulos. Logo atrás está o Rio Grande do Sul com seis conquistas, contra cinco de Minas Gerais e Rio de Janeiro. Pernambuco e Santa Catarina contabilizam uma conquista cada no torneio nacional.
Em relação aos clubes, Cruzeiro e Grêmio são os maiores campeões com quatro títulos cada, um a mais do que Flamengo, Corinthians e o atual campeão Palmeiras. Já Atlético Mineiro, Vasco, Santos, Sport, Fluminense, Paulista, Santo André, Juventude, Internacional e Criciúma têm um título cada.
Regulamento:
Com 86 clubes, a Copa do Brasil é disputada em sistema de mata-mata ao longo de sete fases. Nas duas primeiras, o clube visitante estará livre da partida de volta se vencer por dois ou mais gols de diferença. O campeão terá vaga assegurada na Libertadores.
Neste ano, o gol fora de casa na final da Copa do Brasil não fará diferença. Em caso de empate na pontuação, a decisão será nos pênaltis.
Os clubes da Libertadores, Atlético Mineiro, Corinthians, Grêmio, Palmeiras e São Paulo entrarão no torneio a partir das oitavas de final, assim como o Internacional - melhor colocado no Brasileirão - abaixo dos clubes da Libertadores.