Paraná - A temporada 2018 começará animada para o Paraná e seus torcedores. Afinal, os tricolores ainda comemoram o acesso na Série B do Campeonato Brasileiro. Mas dentro do estado, a Gralha não tem muitos motivos para festejar. Para se ter uma ideia, o Paraná é o segundo clube do Brasileirão que está há mais tempo sem conquistar um título estadual. O time do técnico Wagner Lopes poderá começar a mudar essa história, nesta quarta-feira, às 21h45, contra o União no Estádio Anilado, em Francisco Beltrão. O Sr. Goool traz a tabela completa, o regulamento e o simulador de jogos.
Quarto maior campeão do estado, o Paraná não vence o Estadual Paranaense desde 2006. Os outros seis títulos foram obtidos na década de 90. Nesse período de seca, o Tricolor viu clubes de fora da capital dar a volta olímpica como Paranavaí, em 2007, Londrina, em 2014, e Operário, em 2015. O jejum paranista, dentro da Série A do Brasileirão, só não é maior do que o apresentado pelo São Paulo, vencedor do Paulistão pela última vez em 2005.Desde o título do Paraná, o Atlético Paranaense levou o Estadual duas vezes, sendo a última em 2016. O Furacão será o segundo grande a entrar em campo no sábado, às 17 horas, na Arena da Baixada, em Curitiba, contra o Maringá. União e Maringá, aliás, conquistaram o acesso na temporada passada. O maior vencedor de 2006 para cá, no entanto, foi o Coritiba.
Atual campeão, o Coxa ostenta seis troféus no período analisado. A estreia na edição 2018 acontecerá apenas no domingo, às 17 horas, no Couto Pereira, ante o Prudentópolis. O Campeonato Paranaense 2018 terá novo regulamento com fases, grupos e finais.
Trio da capital não vence na mesma rodada do Estadual desde a temporada 2016
Leia a notícia completaCaso dois clubes vençam as Taças, o Paranaense ainda terá uma final com jogos de ida e volta. O dono da melhor campanha, levando em conta apenas a pontuação na fase de grupos da Primeira e da Segunda Taça, poderá decidir em casa. Se houver empate no número de pontos e saldo de gols, a decisão será nos pênaltis. Agora, se um mesmo clube vencer o turno e o returno será declarado campeão estadual. Enquanto isso, os dois piores colocados na somatória dos pontos serão rebaixados à 2ª divisão.