São Paulo - A Portuguesa, antes do início do Campeonato Brasileiro, era dada como certa na zona de rebaixamento. O início até foi ruim, mas a Lusa cresceu sob o comando de Guto Ferreira. Outro ponto importante para a Rubro-verde foram as vitórias contra os chamados grandes paulistas - Corinthians, Santos e São Paulo.
Neste domingo, a Portuguesa completou o ciclo ao derrubar o Santos no Estádio do Canindé, em São Paulo. Sem dar chances ao rival praiano, a Portuguesa meteu logo 3 a 0. Ao se recuperar da goleada sofrida para o líder Cruzeiro, por 4 a 0, a Lusa pulou para o 10º lugar com 34 pontos - nove a menos do que o G4 e cinco a mais do que a zona de rebaixamento.Antes do Santos, a Portuguesa já havia arrebentado o Corinthians. Na oportunidade, a Rubro-verde levou a partida para o Estádio Morenão, em Campo Grande, e saiu de lá com goleada, por 4 a 0. O resultado fez até o então intocável Tite balançar no comando do Timão.
Já o resultado contra o São Paulo foi apertado, mas não menos significativo para as pretensões tricolores. Portuguesa e São Paulo, naquela oportunidade, lutavam contra o rebaixamento. A Lusa aproveitou o fator casa e venceu, por 2 a 1. Se hoje a Portuguesa está mais tranquila em relação a degola, o São Paulo segue ameaçado pelo rebaixamento.
Desde a criação da Série D, Sudeste sempre colocou um clube entre os quatro melhores da última divisão brasileira
Leia a notícia completaPara seguir longe da zona do descenso, a Portuguesa terá que passar pelo Goiás na próxima quinta-feira, às 19h30, no Estádio do Canindé, pela 27ª rodada. Como mandante, a Lusa anotou 27 dos seus 34 pontos.