Rondônia - Enquanto a maioria das Federações diminui o número de clubes na principal divisão dos seus Campeonatos Estaduais, a Federação de Futebol do Estado de Rondônia (FFER) faz o inverso. A entidade inchou o Rondoniense 2019 que contará até mesmo com clube rebaixado em 2018. A próxima edição da competição ainda terá novo regulamento. O Sr. Goool disponibiliza a tabela completa, a fórmula de disputa e o simulador de jogos.
O Campeonato Rondoniense passou de oito integrantes para dez. Ji-Paraná e Vilhena foram rebaixados em 2018. O Ji-Paraná, no entanto, estará presente na próxima temporada. A elite estadual ainda ganhou as presenças do Guaporé, Porto Clube e União Cacoalense. Como os dois grupos terão cinco clubes cada, toda rodada terá um participante de folga.Genus e Barcelona estarão fora da 1ª rodada que começará em 2 de fevereiro. O atual campeão Real Ariquemes está no Grupo A e estreará ante o Rondoniense. No mesmo grupo, o Porto Clube receberá o Guajará. O Porto Clube, aliás, é o único dos novatos no Grupo A. Todos os outros estão no Grupo B. O Ji-Paraná pegará o União Cacoalense, enquanto o Guaporé receberá o Vilhenense, surpresa em 2018.
Argentinos ainda não venceram a versão do torneio organizado pela FIFA
Leia a notícia completaNas semifinais, em jogos de ida e volta, o 1º colocado do Grupo A pegará o 2º colocado do Grupo B e o líder do grupo B enfrentará o vice-líder do Grupo A. A final também será em jogos de ida e volta e o dono da melhor campanha (somatória das fases anteriores) decidirá em casa. No mata-mata, os critérios serão maior número de pontos, melhor saldo de gols e pênaltis.
O campeão terá vagas na Copa do Brasil e Série D do Brasileirão em 2020. O vice-campeão terá vagas na Série D e Copa Verde 2020.