São Paulo - Os próximos dias serão agitados para as seleções que sonham com uma vaga na Copa do Mundo 2018. Rússia - país-sede -, Brasil e Irã, até aqui, são os únicos países garantidos no Mundial 2018. Mas nesta semana, outras seleções poderão carimbar o passaporte. A maratona de jogos começará nesta terça-feira com o confronto direto entre Arábia Saudita e Emirados Árabes Unidos pela Eliminatória da Ásia.
Os dois melhores colocados de cada grupo estarão na Copa do Mundo 2018 na Rússia. Já os dois terceiros colocados disputarão um Playoff e o vencedor jogará a repescagem contra o classificado da CONCACAF.
Enquanto isso, a Eliminatória Sul-americana irá durar um pouco mais. Faltam quatro rodadas e o torneio é disputado por pontos corridos. O Brasil está na liderança e tentará manter a boa fase sob o comando de Tite contra Equador na quinta-feira, na Arena do Grêmio, em Porto Alegre, e Colômbia, em Barranquilla, na próxima terça, 5 de setembro.No momento, os colombianos estão na vice-liderança com 24 pontos, nove a menos do que os brasileiros e um a mais do que Uruguai e Chile que fecham a zona de classificação para a Copa. A Argentina, por sua vez, tem 22 pontos na zona da repescagem. Os quatro primeiros colocados se classificarão para a Copa do Mundo 2018. A 5ª colocada disputará, na repescagem, a vaga com o classificado da Oceania. Este confronto será de ida e volta.
Últimas quatro rodadas também para a Eliminatória da CONCACAF. Serão duas rodadas entre sexta-feira e terça. O México é a seleção mais perto do Mundial 2018. Os mexicanos lideram com 14 pontos, três a mais do que a Costa Rica. Já os EUA completam a zona de classificação com oito pontos, enquanto o Panamá está na zona da repescagem com sete.Se o México vencer as duas partidas estará matematicamente na Copa da Rússia. Os três primeiros colocados garantirão vagas no próximo Mundial da FIFA, enquanto o 4º colocado disputará a repescagem contra o classificado da Ásia.
A Oceania, por sua vez, não tem vaga garantida à Copa do Mundo, mas definirá a seleção que disputará a repescagem contra o 5º colocado da América do Sul. Ilhas Salomão e Nova Zelândia chegaram à última fase. Agora, serão dois jogos. O vencedor manterá o sonho de garantir vaga na competição mais importante entre seleções.A Eliminatória da África não tinha jogo desde novembro passado. Nesta semana serão duas rodadas, sendo que faltam só quatro para a definição dos cinco classificados. No momento, República Democrática do Congo, Nigéria, Costa do Marfim, Burkina Faso e Egito estão na liderança e mais próximos do Mundial. Só o líder de cada chave estará na Copa do Mundo 2018.Por fim, a Eliminatória da Europa também chega na reta final. Serão disputadas duas rodadas e restarão mais duas. Suíça e Alemanha são as sensações do torneio com aproveitamento de 100%. Além da dupla, Suécia, Sérvia, Polônia, Inglaterra, Espanha, Bélgica e Croácia também estão na zona de classificação para a Copa da Rússia.Entre as seleções europeias campeãs mundiais, apenas a Itália não está na zona da Copa. Afinal, os italianos caíram no grupo com duas seleções campeãs. A outra é a líder Espanha. As nove primeiras colocadas de cada grupo se classificarão para a Copa do Mundo 2018. Enquanto isso, as oito seleções melhores segundas colocadas terão que disputar uma repescagem no sistema de mata-mata para decidir as outras quatro vagas para o Mundial.
Quinto título seguido do Peixe no Amapaense foi obtido com aproveitamento de 77,8%
Leia a notícia completa