Espírito Santo - A Série D do Campeonato Brasileiro vai muito além dos campeões estaduais. A edição 2018 contará com finalista da Copa Verde e integrantes da Preliminar da Copa do Nordeste 2019. O último escalão nacional começará neste sábado, uma semana após o início das Séries A, B e C. O Sr. Goool já disponibiliza a seus torcedores internautas a tabela completa, a arbitragem de todos os jogos da 1ª rodada, o regulamento e o simulador.
O Itapemirim tem vivido um sonho nos últimos anos. O Galo foi campeão capixaba pela primeira vez no ano passado. Nesta temporada, o clube chegou à inédita final da Copa Verde. O Itapemirim eliminou o atual campeão Luverdense e medirá forças antes o Paysandu, pela quarta vez na decisão. Na Série D, os comandados de Zé Humberto estão no Grupo 13 e irão estreará contra o Uberlândia-MG neste domingo, às 16 horas, no Parque do Sabiá. A chave ainda contará com Americano-RJ e Novorizontino-SP.
Já o adversário do Campinense é o CRB. E a Raposa saiu na frente dos alagoanos ao vencer, em casa, por 1 a 0. O Campinense, na Série D, ocupa o Grupo A8 e fará sua estreia contra o Fluminense de Feira no domingo, às 16 horas, no Estádio Amigão, em Campina Grande. O grupo ainda contará com Flamengo-PE e Murici-AL. O Ferroviário também poderia estar nesta lista de "celebridades", mas foi eliminado na quarta-feira pelo Atlético Mineiro na Copa do Brasil.
A Primeira Fase, jogada entre sábado e segunda-feira, será disputada até 27 de maio. Enquanto isso, a Segunda Fase antecederá a estreia da Copa do Mundo com duelos em 3 e 10 de junho. Já a partir das oitavas de final, a Série D "concorrerá" com o Mundial 2018. A Seleção Brasileira, por exemplo, estreará em 17 de junho, justamente a data marcada para o início das oitavas de final. A decisão da Copa do Mundo será realizada em 15 de julho, mesma data das partidas de ida pelas semifinais da última divisão nacional.
Regulamento:Divisão terá cinco clubes que deram a volta olímpica e sete que foram degolados
Leia a notícia completaBloco I: os 16 clubes de melhor campanha, dentre os 17 primeiros colocados de cada grupo, na Primeira Fase; estes 16 clubes serão ordenados pelos seus grupos na Primeira Fase, em ordem crescente, recebendo a numeração de 01 a 16;
Bloco II: o clube de pior campanha entre os 17 primeiros classificados, mais os 15 melhores segundos colocados dos 17 grupos, na Primeira Fase; estes 16 clubes serão ordenados pelos seus grupos na Primeira Fase, em ordem crescente, recebendo a numeração de 17 a 32.
Nas fases seguintes, sempre em mata-mata com jogos de ida e volta, o clube com melhor campanha na somatória das fases anteriores terá vantagem de decidir em casa. Em caso de empate de pontos nos confrontos entre a Segunda Fase e a final, os critérios de desempate serão: maior saldo de gols, maior número de gols fora de casa e pênaltis. Os quatro melhores colocados conquistarão o acesso à Série C.