São Paulo - México, Brasil e Alemanha só dependem das suas forças para avançarem novamente às oitavas de final da Copa do Mundo. Apenas estas três seleções estiveram no mata-mata em todas as oportunidades desde que o torneio da FIFA adotou o atual formato com 32 países em 1998. Curiosamente, duas destas seleções poderão medir forças na próxima etapa do Mundial da Rússia.
O melhor desempenho é do México. Os mexicanos estrearam com vitória sobre a atual campeã Alemanha e, com o triunfo ante a Coreia do Sul, mantiveram a liderança e o aproveitamento de 100% no Grupo F. O México precisa de um simples empate contra a Suécia para carimbar o passaporte. O líder do Grupo F pegará o vice-líder do Grupo E e o 1º colocado do Grupo E enfrentará o 2º colocado do Grupo F.Neste momento, o Brasil lidera o Grupo E com quatro pontos. O time do técnico Tite supera a Suíça, também dona de quatro pontos, no saldo de gols (2 a 1). O Brasil, ao contrário do México, não só chegou às oitavas neste período, como foi campeão em 2002 e vice em 1998. O desempenho alemão é parecido. A Alemanha foi campeã em 2014 e vice em 2002.
Em anos de títulos, brasileiros também sempre ficaram na ponta na fase de grupos
Leia a notícia completaTambém na quarta-feira, mas às 15 horas, o Brasil medirá forças contra a Sérvia. A Seleção Canarinho, desde 1998, tem o costume de terminar a fase de grupos na liderança. Isso também foi visto em todas as campanhas dos seus cinco títulos mundiais.