Minas Gerais - Minas Gerais será o único estado, entre os seis com títulos na Copa do Brasil, que não contará com representantes na Terceira Fase. URT, América Mineiro e Tombense foram eliminados, respectivamente, por Vila Nova, Juventude e Botafogo-PB. Atlético e Cruzeiro, por estarem na Libertadores, entrarão apenas nas oitavas de final.
Todos os outros cinco estados com títulos terão, ao menos, um clube na próxima etapa do torneio nacional. Pernambuco, no entanto, chama a atenção para um detalhe. O estado nordestino será o único, entre os cinco, que não contará com seu campeão. Afinal, o Sport - dono do troféu em 2008 - foi eliminado ainda na Primeira Fase ao apanhar de 3 a 0 do Tombense.Os pernambucanos, por outro lado, poderão torcer pelo Santa Cruz, que enfrentará o ABC. O primeiro duelo será em Natal e a volta acontecerá no Estádio do Arruda, no Recife. Maior campeão da Copa do Brasil com nove títulos, o estado de São Paulo terá dois clubes na Terceira Fase, ambos com títulos. O Corinthians, três vezes vencedor, pegará o Ceará, enquanto o Santos, responsável por uma conquista, terá pela frente o Atlético Goianiense.
O Rio Grande do Sul, enquanto isso, poderá vestir a camisa do Juventude, campeão em 1999. Os gaúchos, assim como os mineiros, ostentam sete títulos na Copa BR. O Rio de Janeiro, por sua vez, soma cinco títulos. Vasco e Fluminense estão entre os vencedores presentes na Terceira Fase. Já o Criciúma será o representante campeão de Santa Catarina.
Argentinos contam com seis clubes na Fase de Grupos, mas nenhum conseguiu vencer na estreia
Leia a notícia completaRegulamento:
A Copa do Brasil 2019 será disputada em mata-mata ao longo das suas oito fases. A partir da Terceira Fase serão jogos de ida e volta. Em caso de empate na pontuação e no saldo de gols, a decisão será nos pênaltis. Não haverá "gol qualificado".
Nas oitavas de final, a Copa do Brasil receberá os participantes da Libertadores - os integrantes do G6 do Brasileirão (Palmeiras, Flamengo, Internacional, Grêmio, São Paulo e Atlético Mineiro), o campeão da Sul-americana) Athletico Paranaense, o campeão da Copa do Brasil (Cruzeiro), o campeão da Copa do Nordeste (Sampaio Corrêa), o campeão da Copa Verde (Paysandu) e o campeão da Série B (Fortaleza).
O campeão da Copa do Brasil terá vaga na fase de grupos da Libertadores. Em hipótese alguma o vice da Copa do Brasil ficará com a vaga da Libertadores. Se o campeão da Copa do Brasil conquistar a vaga através do Brasileirão, do título da própria Libertadores ou da Sul-americana, a vaga será repassada a um clube da Série A do Brasileiro.