Ceará - Os Campeonatos Estaduais vão de mal a pior a cada temporada. Mesmo assim, as Federações, com a conivência dos clubes, fazem questão de depreciar ainda mais seu principal produto. Veja o caso da Federação Cearense de Futebol (FCF) que, para evitar trabalho extra, manteve o regulamento e até mesmo a formação dos grupos em relação a temporada passada.
A tabela do Campeonato Cearense 2016, assim como do Estadual Carioca, já está disponível no Sr. Goool. Além dos jogos, o Sr. Goool também liberou aos torcedores internautas o simulador. Para ter a relação dos campeonatos de 2016, basta mudar o select do ano.
Em relação a temporada passada, Fortaleza - atual campeão - e Icasa se mantiveram no Grupo A1, assim como Ceará, Guarani e Guarany continuam no Grupo A2. Itapipoca e Maranguape, por outro lado, trocaram o Grupo A2 pelo Grupo A1, enquanto o Quixadá fez o caminho inverso. Já Uniclinic e Tiradentes são as novidades de 2016.Com a desculpa da disputa da Copa do Nordeste, o Cearense colocará a bola para rolar já em 14 de janeiro de 2016. Com jogos ao finais de semana e no meio de semana, a Primeira Fase irá até 21 de fevereiro. Maratona de jogos e sem atrativo algum para os torcedores. Vide a temporada passada que foi encerrada com média de apenas 3.407 testemunhas. A Primeira Fase, porém, teve média ainda pior - 1.805 gatos pingados.
Regulamento:
A Primeira Fase do Campeonato Cearense 2016 terá dois grupos com cinco clubes cada. Dentro dos próprios grupos, os clubes se enfrentarão em jogos de ida e volta. Os três primeiros colocados de cada grupo se classificarão para a Segunda Fase, enquanto os dois piores de cada grupo disputarão o Quadrangular do Descenso.
Na Segunda Fase, os três classificados do Grupo A1 formarão o Grupo B1, enquanto os três clubes do Grupo A2 estarão no Grupo B2. Nesta fase, os clubes do Grupo B1 enfrentarão os rivais do Grupo B2 em jogos de ida e volta. Os dois melhores colocados de cada grupo estarão nas semifinais.
Leão do Pici ainda se tornou o clube mais bem colocado, sem considerar os representantes da Série ACom recorde, Fortaleza ultrapassa Ceará no ranking agrupado de público do Brasileirão
Em caso de empate na pontuação das semifinais, os critérios serão melhor saldo de gols e, se persistir a igualdade, melhor campanha nas fases anteriores. O mesmo acontecerá na decisão. Campeão e vice terão vagas na Copa do Nordeste e na Copa do Brasil 2017. Melhor colocado, tirando aqueles que já estão em alguma divisão do Brasileirão, terá vaga na Série D 2016.
Enquanto isso, no Quadrangular do Descenso, os quatro clubes se enfrentarão em jogos de ida e volta. Os dois piores colocados serão rebaixados à Série B. Em caso de empate na pontuação, os critérios de desempate serão: melhor campanha na Primeira Fase, maior número de vitórias no Quadrangular do Descenso, melhor saldo de gols no Quadrangular do Descenso, maior número de gols pró no Quadrangular do Descenso e sorteio.