São Paulo - Botafogo e, principalmente, Ríver deram um grande passo rumo à final da Série D do Campeonato Brasileiro ao vencerem o jogo de ida das semifinais contra, respectivamente, Remo (1 a 0) e Ypiranga (2 a 0). A vida de piauienses e paulistas fica ainda mais tranquila quando é analisado o histórico da competição. Segundo levantamento do Sr. Goool, todo clube que triunfou no duelo de ida das semifinais garantiu presença na decisão.
Em 2009, no primeiro ano da Série D, o Macaé meteu 2 a 0 na Chapecoense, em casa. Na volta, mesmo com a derrota, por 3 a 2, carimbou o passaporte. O mesmo aconteceu com o São Raimundo, que seria campeão daquela edição. Os paraenses bateram o Alecrim, por 3 a 1, diante da torcida e depois comemoraram a vaga com empate, por 2 a 2.Paulistas ficaram de fora da criação da Liga Sul-Minas-Rio que estreará em 2016
Leia a notícia completaO Botafogo-PB, em 2013, superou o Salgueiro, por 2 a 1, fora de casa. Na volta, o Belo - que seria campeão - fez 2 a 0 e se garantiu na decisão. O Juventude, por sua vez, goleou o Tupi, por 4 a 0, diante da torcida. Na volta, apesar do tropeço (1 a 0), os gaúchos avançaram à final.
Por fim, em 2014, os semifinalistas também aproveitaram a vantagem do jogo de ida. O Brasil, por exemplo, bateu o Londrina, por 3 a 1, em Pelotas, e se garantiu na final com o empate, por 2 a 2, em Londrina. Já o Tombense, que seria campeão, superou o Confiança, por 1 a 0, na ida e empatou a volta, por 1 a 1.
Agora, a bola está com Botafogo e Ríver. No próximo sábado, às 17 horas, os piauienses voltarão a enfrentar o Ypiranga, desta vez, em Erechim. O Botafogo, por sua vez, enfrentará o Remo no domingo, às 20 horas, em Belém.