Rio de Janeiro - O Vasco voltou ao Maracanã, neste sábado, e apanhou feio do Santos (3 a 0) pela 22ª rodada do Campeonato Brasileiro da Série A. Com a nona derrota em 21 jogos - os cariocas têm um duelo a menos do que os rivais -, o Gigante da Colina se manteve uma posição acima da zona de rebaixamento com apenas três pontos a mais. Talvez por isso não é de se estranhar o fato de que o clube cruzmaltino tenha campanha pior daquela apresentada no rebaixamento de 2008 e igual a da queda em 2013, segundo levantamento do Sr. Goool.
Dos nove tropeços em 2018, quatro foram em casa e cinco fora. A campanha vascaína ainda acumula seis vitórias ao lado da torcida e seis empates (dois como mandante e quatro como visitante), além de 25 gols a favor e 32 tentos tomados. Aproveitamento de 38,1%. Este é o mesmo desempenho de cinco anos atrás. Naquela oportunidade, a diferença para a degola, no entanto, era menor (dois pontos). Em 2013, o Vasco foi rebaixado no 18º lugar com 44 pontos e aproveitamento de 38,6%.Se esta situação já é desesperadora, os próximos dados darão ainda mais calafrios aos vascaínos. Em 2008, ano da primeira queda à Série B, o Vasco tinha 25 pontos de 63 possíveis. A campanha de dez anos atrás era melhor do que a apresentada nesta temporada. Naquela oportunidade, o Gigante da Colina ocupava o 13º lugar com três pontos a mais do que a degola. No final, no entanto, o clube da Colina foi rebaixado em 18º lugar com 40 pontos e 35,1%.
Sem falar que a campanha atual do Papão é inferior a apresentada no descenso de 2006
Leia a notícia completaO próximo desafio do time do técnico Alberto Valentim será na quinta-feira, às 20 horas, contra o América Mineiro no Estádio Independência, em Belo Horizonte, pela 23ª rodada do Brasileirão. Fora de casa, o Vasco ainda não venceu. São quatro pontos em nove rodadas - terceira pior campanha como visitante no geral.