São Paulo - A Primeira Fase da Copa do Brasil 2019 não será moleza para todos os 80 clubes. Há quem pegue pedreira logo de cara. Se levarmos em conta as Séries A, B e C do Campeonato Brasileiro, quatro confrontos agitarão a etapa inicial que será definida em partida única. Em caso de empate, o melhor colocado no Ranking Nacional de Clubes (RNC) avançará. (Clique na imagem abaixo e confira a tabela completa da Copa BR 2019!)
O atual vice-campeão Corinthians, por exemplo, terá que desafiar o Ferroviário, atual campeão da Série D. Se o Timão continua na Série A, o Ferrão subiu para a Série C. O duelo acontecerá em Fortaleza. A Chapecoense também fará um confronto entre clubes do primeiro e do terceiro escalão. A Chape enfrentará o São José, clube que subiu para a Série C e poderá atuar em casa.Rebaixado na Série A, o Sport visitará o Tombense. Este confronto envolverá clubes das Séries B e C do Brasileirão. O Tombense será o mandante da partida. Já o embate nordestino entre Imperatriz e Náutico servirá de aquecimento para a Série C. O Cavalo de Aço obteve o acesso na Série D, enquanto o Timbu se manteve na Série C.
Campeões!
O Estado de São Paulo é o maior campeão da Copa do Brasil com nove títulos. Minas Gerais, por sua vez, assumiu a vice-liderança com sete conquistas, assim como o Rio Grande do Sul. Já o Rio de Janeiro aparece com cinco. Pernambuco e Santa Catarina contabilizam uma conquista cada no torneio nacional.
Torneio nacional começará com 80 clubes de todo o país e 40 jogos eliminatórios
Leia a notícia completaRegulamento:
A Copa do Brasil 2019 será disputada em mata-mata ao longo das suas oito fases. A Primeira Fase contará com 80 clubes e será definida em partida única. Em caso de empate, o melhor colocado no Ranking Nacional de Clubes avançará. A Segunda Fase com 40 clubes também será definida em duelo único. Em caso de empate, a decisão será nos pênaltis.
Todas as outras fases, por outro lado, serão com jogos de ida e volta. Em caso de empate na pontuação e no saldo de gols, a decisão será nos pênaltis. Não haverá "gol qualificado".
Nas oitavas de final, a Copa do Brasil receberá os participantes da Libertadores - os integrantes do G6 do Brasileirão (Palmeiras, Flamengo, Internacional, Grêmio, São Paulo e Atlético Mineiro), o campeão da Sul-americana) Athletico Paranaense, o campeão da Copa do Brasil (Cruzeiro), o campeão da Copa do Nordeste (Sampaio Corrêa), o campeão da Copa Verde (Paysandu) e o campeão da Série B (Fortaleza).
O campeão da Copa do Brasil terá vaga na fase de grupos da Libertadores. Em hipótese alguma o vice da Copa do Brasil ficará com a vaga da Libertadores. Se o campeão da Copa do Brasil conquistar a vaga através do Brasileirão, do título da própria Libertadores ou da Sul-americana, a vaga será repassada a um clube da Série A do Brasileiro.