Rio de Janeiro - O Campeonato Carioca está de volta! A Federação de Futebol do Estado do Rio de Janeiro (FERJ) manteve o longo regulamento, mesmo em ano de Copa do Mundo. Para que tantos jogos pudessem caber no calendário oficial da Confederação Brasileira de Futebol (CBF), a entidade carioca deu um jeitinho e abrirá a edição 2018 às vésperas do Natal de 2017. A Preliminar começará em 20 de dezembro e será disputada até 14 de janeiro. O Cariocão se estenderá até 8 de abril. A tabela, o regulamento e o simulador de jogos já estão disponíveis no Sr. Goool.
Goytacaz e América serão as novidades da nova temporada. Campeão e vice da Série B1, respectivamente, pegaram as vagas dos rebaixados Carapebus/Campos e Tigres do Brasil. Na Preliminar será interessante analisar o desempenho do Macaé que não vive um bom momento. Além de ter ido mal no Estadual passado e estar fora da fase principal do Cariocão, o Macaé foi rebaixado na Série C do Brasileirão.A estreia do Macaé será em casa contra o Goytacaz, enquanto o América receberá o Bonsucesso. Já Cabofriense e Resende medirão forças. Na Taça Guanabara - com início para 17 de janeiro -, o campeão Flamengo será o cabeça de chave do Grupo B que ainda terá Vasco, Nova Iguaçu, Volta Redonda, Bangu e o 1º colocado da Preliminar.
Cabeça de chave do Grupo C, o vice-campeão Fluminense jogará contra Botafogo, Madureira, Boavista, Portuguesa e o 2º colocado da Preliminar. O primeiro clássico acontecerá já na 2ª rodada, disputada entre 20 e 21 de janeiro. O Fluminense receberá o Botafogo.
Na luta contra o rebaixamento, os clubes se enfrentarão em jogos de ida e volta. Os dois piores colocados serão rebaixados à Série B1. Se houver empate de pontos entre o penúltimo e o antepenúltimo colocados, haverá dois jogos extras para decidir o segundo degolado. Se três clubes empatarem em pontos, com exceção do lanterna, haverá confrontos entre estes times em turno e returno.
Torneio aumentou clubes e jogos, mas viu os pagantes caírem de 12 mil para sete mil
Leia a notícia completaOs campeões da Taça Guanabara e Taça Rio, além dos dois melhores colocados na somatória da fase de grupos dos dois turnos, estarão classificados para as semifinais do Campeonato Carioca. Se um mesmo clube vencer os dois turnos, os outros quatro clubes semifinalistas, por ordem da classificação geral (2º, 3º, 4º e 5º lugares), farão um mini-torneio, com semifinal e final, para definir o outro finalista do Carioca. Neste caso, a decisão da competição será em jogo único, com o campeão dos dois turnos tendo a vantagem do empate na grande final do Carioca 2018.
Agora, caso tenha dois campeões diferentes na Taça Guanabara e na Taça Rio, esses clubes terão vantagem do empate na semifinal. Na final, o melhor de todos, poderá escolher entre atuar a primeira ou a segunda partida em casa. Em caso de empate, a decisão será nos pênaltis.