Rio de Janeiro - "Ele parou. Acabou. Vamos fazer algo bem grande, bacana, após a Copa da Rússia, provavelmente em agosto. Faremos vários eventos rodando por Brasil, Europa e Ásia. E, claro, estamos combinando um jogo com a Seleção Brasileira". Foi assim, em entrevista à coluna Gente Boa, do jornal O Globo, que Assis anunciou a aposentadoria do seu irmão Ronaldinho Gaúcho. Ao pendurar as chuteiras, o meia de 37 anos deixa apenas o zagueiro Lúcio na ativa entre os pentacampeões da Copa do Mundo 2002.
Ronaldinho Gaúcho já não vinha entrando em campo oficialmente há um bom tempo. Ele vinha fazendo jogos de exibições. O último clube foi o Fluminense ao longo de dois meses e meio em 2015. Revelado pelo Grêmio, o "Bruxo" - como era conhecido em campo - também fez história por PSG, Barcelona - com direito a título da UEFA Champions League em 2005/2006 - e Milan. No Brasil, ele defendeu as cores de Flamengo e Atlético Mineiro, onde foi campeão da Libertadores. Ronaldinho Gaúcho ainda passou pelo mexicano Querétaro.
No final do ano passado, os campeões da Copa do Japão e da Coreia do Sul ficaram sem outra estrela. O meia Kaká também deixou o futebol de lado após ter atuado nos últimos anos pelo Orlando City na MLS, principal torneio dos EUA e do Canadá. Reserva em 2002, Kaká se despediu aos 35 anos. Ronaldinho Gaúcho e Kaká se juntam a outros campeões que pararam de jogar.
Sem luvas e chuteiras!
O goleiro Marcos, um dos principais nomes na Copa de 2002, saiu de campo em 2012. Capitão do penta, o lateral-direito Cafu parou antes, em 2008, no Milan. Dois anos depois, foi a vez do zagueiro Roque Júnior também pendurar as chuteiras. Ele estava no Ituano. Também defensor, Edmílson parou em 2011 no Ceará. Já o lateral-esquerdo Roberto Carlos prolongou um pouco mais a carreira e se despediu só em 2015 na Índia com a camisa do Dellhi Dynamos.
Sr. Goool traz a tabela completa, o regulamento e o simulador de jogos do Estadual do Sul
Leia a notícia completaO camisa 10 Rivaldo levou a carreira até aos 40 anos, quando encerrou, em 2015, no Mogi Mirim, clube que o revelou para o futebol. O irreverente Vampeta também virou cartola, assim como Rivaldo, após se aposentar em 2011. Outros pentacampeões que já pararam foram Dida (2015), Belletti (2011), Anderson Polga (2011), Kleberson (2017), Júnior (2010), Denílson (2010), Juninho Paulista (2011), Edílson (2016), Luizão (2008) e Rogério Ceni (2016).
Se eles pararam, outros jogadores seguem na luta pelo inédito hexacampeonato. A Copa do Mundo 2018 na Rússia começará para o Brasil em 17 de junho, às 15 horas (horário de Brasília), contra a Suíça, em Rostov. O Grupo E ainda conta com Costa Rica e Sérvia.