Pará - A Copa Verde surgiu, em 2014, após o sucesso do retorno da Copa do Nordeste. Com clubes do Norte, Centro-Oeste e Sudeste, a Copa Verde terá sua terceira edição em 2016. Neste período, segundo levantamento do Sr. Goool, apenas cinco clubes estiveram presentes em todas as temporadas.
O Brasília foi o primeiro campeão da Copa Verde ao superar o Paysandu. No ano passado, o Cuiabá também fez a alegria da sua torcida e, novamente, deixou um clube do Pará no quase. O Remo acabou derrotado na final de 2015. Já o Santos foi eliminado, nas duas edições, na fase inicial, nas oitavas de final.
Em 2016, o atual campeão Cuiabá desafiará o sul-mato-grossense Comercial. Enquanto isso, o Remo enfrentará o Náutico, de Roraima. O Santos, por sua vez, pegará o Nacional, do Amazonas. Já o Paysandu espera por Fast Clube ou Águia. Por fim, o Brasília terá que passar pelo Vila Nova na Preliminar para entrar nas oitavas de final. Caso alcance o objetivo, o Colorado desafiará o Luverdense.
Primeira vez!
Enquanto isso, Águia, Fast Clube, Vila Nova, Aparecidense, Comercial, Espírito Santo, Gama e Genus brigarão pela primeira vez pelo título da Copa Verde que dará ao campeão uma vaga à Copa Sul-americana. Entre os novatos, Águia, Fast Clube e Vila Nova ainda disputarão a fase preliminar do torneio, outra novidade de 2016. Os dois últimos participantes da Copa Verde sairão dos confrontos entre Fast e Águia e Brasília e Vila Nova.
Apenas dois clubes do Estado não conquistaram a vaga para o mata-mata do Nacional
Leia a notícia completaRegulamento:
A Copa Verde 2016, como novidade, terá uma fase preliminar. Em mata-mata, com jogos de ida e volta, Fast Clube x Águia e Brasília x Vila Nova brigarão pelas duas últimas vagas das oitavas de final.
Nas oitavas serão 16 clubes das regiões Norte, Centro-Oeste e Sudeste. A competição será toda disputada em mata-mata, com jogos de ida e volta. Os critérios de desempate serão: pontos, saldo de gols, gols no campo adversário e pênaltis.
O campeão do torneio garantirá vaga na Copa Sul-Americana 2017, exceto se estiver participando da Copa do Brasil de 2017 e venha a se classificar para as oitavas de final, cujas datas são conflitantes. Neste caso, a vaga na Copa Sul-Americana passará para o clube vice-campeão da Copa Verde de 2016 e assim sucessivamente, se o impasse persistir.