Santa Catarina - O Avaí, apesar da derrota para o Figueirense, por 1 a 0, no clássico deste sábado no Estádio da Ressacada, em Florianópolis, segue firme e forte na briga pelo acesso na Série B do Campeonato Brasileiro. O Leão ainda tentará aumentar a sequência de clubes rebaixados na Série A do ano anterior que conseguiram voltar à elite já na temporada seguinte. Tal fato tem acontecido ininterruptamente desde 2011, segundo levantamento do Sr. Goool. O clube catarinense, neste momento, divide o G4 com Fortaleza, CSA e Goiás.
Em 24 rodadas, o Avaí acumula 39 pontos, sendo dez vitórias (quatro em casa e seis fora), nove empates (cinco como mandante e quatro como visitante) e cinco derrotas (três ao lado da torcida e duas fora), além de 31 gols a favor e 19 tentos tomados. Aproveitamento de 54,2%. Dos outros clubes rebaixados em 2017, o Atlético Goianiense aparece em 7º lugar (37), a Ponte Preta está em 9º (34), enquanto o Coritiba é 10º (33).O Avaí, aliás, já está nesta lista. Em 2015, os catarinenses desceram para a Série B, mas retornaram à Série A em 2016 ao lado do Vasco, outro rebaixado no ano anterior. América Mineiro e Internacional, enquanto isso, foram os últimos clubes que fizeram bate e volta. Degolados no Brasileirão de 2016, a dupla retornou já em 2017. Dose dupla também nos acessos de Botafogo e Vitória em 2015. Cariocas e baianos caíram em 2014.
Apenas quatro dos nove clássicos da divisão romperam a barreira dos dez mil pagantes
Leia a notícia completaO Avaí, em busca da recuperação, voltará a campo já na terça-feira, às 19h15, quando receberá o ameaçado CRB no Estádio da Ressacada, em Florianópolis, pela 25ª rodada da Série B. Em casa, o Leão acumula 17 pontos em 12 jogos. São quatro triunfos, cinco igualdades e três tropeços. Aproveitamento de 47,2%.