São Paulo - A Série D do Campeonato Brasileiro 2017 terá nove novatos e 52 clubes que estiveram na edição passada, além de sete sonhadores que voltarão a disputar a última divisão nacional. Entre os 68 clubes de todos os 26 estados e do Distrito Federal há três que se destacam. O São Raimundo por ter sido o primeiro campeão da Série D em 2009 e América de Natal e Portuguesa por terem passado pela Série A durante os pontos corridos.
O Mecão esteve na elite nacional em 2007, mas não deixou saudade ao ser rebaixado na lanterna e com apenas 17 pontos em 38 rodadas. A partir deste momento, o clube de Natal alternou-se entre as Séries B e C. O golpe final veio na temporada passada, quando o América não conseguiu se segurar na Série C e caiu para a Série D.O roteiro da Portuguesa, por sua vez, foi um pouco diferente, mas teve o mesmo final infeliz. A Lusa participou três vezes dos pontos corridos do Brasileirão. Em 2008 e 2013, o clube paulista amargou o descenso à Série B. O golpe de quatro anos atrás, aliás, iniciou a queda vertiginosa da Portuguesa que disputou pela primeira vez em sua história a Série C em 2015 e conhecerá a Série D nesta temporada.
Todos os outros campeões, por sua vez, não estarão na última divisão nacional. O Guarany, vencedor de 2010, é o único sem divisão nesta temporada. Tupi (2011), Sampaio Corrêa (2012), Botafogo-PB (2013), Tombense (2014), Botafogo-SP (2015) e Volta Redonda (2016), por outro lado, disputarão a Série C do Brasileirão.
O Sr. Goool é o único site que acompanha as Séries A, B, C e D do Brasileirão com tabela, classificação interativa, ranking de público e renda, simulador de jogos e estatísticas. Valorize o trabalho do Sr. Goool. Divulgue! Compartilhe nossas ferramentas. E se você tiver site ou blog, tenha todas as ferramentas através do Plugin Sr. Goool! Saiba mais aqui!
Regulamento:Entre a 9ª e a 33ª colocações há clubes da Série A1 e até mesmo alguns que ficaram de fora das duas divisões
Leia a notícia completaBloco I: os 16 clubes de melhor campanha, dentre os 17 primeiros colocados de cada grupo, na Primeira Fase; estes 16 clubes serão ordenados pelos seus grupos na Primeira Fase, em ordem crescente, recebendo a numeração de 01 a 16;
Bloco II: o clube de pior campanha entre os 17 primeiros classificados, mais os 15 melhores segundos colocados dos 17 grupos, na Primeira Fase; estes 16 clubes serão ordenados pelos seus grupos na Primeira Fase, em ordem crescente, recebendo a numeração de 17 a 32.
Nas fases seguintes, sempre em mata-mata com jogos de ida e volta, o clube com melhor campanha na somatória das fases anteriores terá vantagem de decidir em casa. Em caso de empate de pontos nos confrontos entre a Segunda Fase e a final, os critérios de desempate serão: maior saldo de gols, maior número de gols fora de casa e pênaltis. Os quatro melhores colocados conquistarão o acesso à Série C.