São Paulo - A Série D do Campeonato Brasileiro é a última divisão do futebol nacional. Por pior que pareça, os clubes ainda têm a oportunidade de atuar em uma divisão nacional e também de buscar o acesso. Cinco dos 68 participantes da edição 2017, aliás, têm no currículo títulos das Séries B e C do Brasileirão, segundo levantamento do Sr. Goool.
O Villa Nova, por exemplo, foi o primeiro campeão da história da Série B. O clube mineiro faturou o título em cima do Remo em 1971. A campanha do Villa Nova teve quatro vitórias, dois empates e duas derrotas. Já a Portuguesa, em 2011, precisou suar um pouco mais para abocanhar a volta olímpica no segundo escalão nacional.
A Lusa, ou BarceLusa como foi apelidada naquela temporada, alcançou 23 triunfos, 12 empates e três derrotas. A Portuguesa irá debutar na Série D. E quis o destino que mineiros e paulistas estivessem no mesmo Grupo A13 da Série D. Se o Villa Nova estreará ante o Bangu, a Lusa desafiará a Desportiva Ferroviária. O encontro dos campeões da Série B acontecerá na 3ª rodada em Nova Lima.
Título na mão!No Grupo A15, o XV de Piracicaba irá estrear ante o Operário e também terá que desafiar Brusque e São Paulo-RS. A conquista do Nhô Quim na Série C foi em 1995 contra o Volta Redonda. O clube do interior paulista obteve nove vitórias, três empates e quatro derrotas. Além da dupla paulista, há um paranaense campeão.
O JMalucelli já teve inúmeros nomes. Na época em que atendia por Malutrom, em 2000, o clube paranaense faturou um dos módulos da Copa João Havelange. Para tentar voltar à Série C - como há 17 anos -, o JMalucelli terá que encarar no Grupo A16 da Primeira Fase o São Bernardo, adversário de estreia, além de Novo Hamburgo e Inter de Lages.
Regulamento:
A Série D 2017 contará com 68 clubes distribuídos em 17 grupos com quatro times cada. Os clubes se enfrentarão em jogos de ida e volta dentro dos próprios grupos. Os líderes dos 17 grupos, além dos 15 melhores 2ºs colocados avançarão de fase.
Ao todo sete clubes do Sudeste, Nordeste e Centro-Oeste amargaram o descenso
Leia a notícia completaBloco I: os 16 clubes de melhor campanha, dentre os 17 primeiros colocados de cada grupo, na Primeira Fase; estes 16 clubes serão ordenados pelos seus grupos na Primeira Fase, em ordem crescente, recebendo a numeração de 01 a 16;
Bloco II: o clube de pior campanha entre os 17 primeiros classificados, mais os 15 melhores segundos colocados dos 17 grupos, na Primeira Fase; estes 16 clubes serão ordenados pelos seus grupos na Primeira Fase, em ordem crescente, recebendo a numeração de 17 a 32.
Nas fases seguintes, sempre em mata-mata com jogos de ida e volta, o clube com melhor campanha na somatória das fases anteriores terá vantagem de decidir em casa. Em caso de empate de pontos nos confrontos entre a Segunda Fase e a final, os critérios de desempate serão: maior saldo de gols, maior número de gols fora de casa e pênaltis. Os quatro melhores colocados conquistarão o acesso à Série C.