São Paulo - Baré, Santos, Guarani, Serra Talhada, Sergipe, Sinop e Osasco Audax deixaram a edição 2016 da Série D do Campeonato Brasileiro sem vencer sequer um jogo. Mas ainda assim, estes sete clubes terão o direito de disputar a atual temporada da última divisão nacional. A "meritocracia" vem das classificações via Estaduais. No ano passado, Icasa e Goianésia também foram eliminados da competição sem vitória, mas a dupla não conseguiu vaga para 2017.
A pior situação é do Serra Talhada. O clube pernambucano perdeu todos os seus seis jogos na Série D passada. Sem falar que, na atual temporada, o Serra Talhada foi rebaixado no Pernambucano. O clube do interior enfrentará no Grupo A8 os também nordestinos Campinense, Itabaiana e Fluminense de Feira.São dois vencedores do segundo escalão nacional e três ganhadores da Série C
Leia a notícia completa"Empatite"!
Baré, Osasco Audax e Sergipe, por outro lado, deixaram a Série D 2016 com quatro empates e duas derrotas. Os roraimenses no Grupo A2 enfrentarão Fast Clube, São Raimundo-PA e Gurupi. O Sergipe, por sua vez, desafiará Jacobina, América de Natal e Murici no Grupo A9. Já o Osasco Audax terá pela frente Itumbiara, Portuguesa-RJ e URT no Grupo A12.
No Grupo A10, o Sinop irá estrear contra o sul-mato-grossense Comercial e ainda medirá forças ante Ceilândia e Anápolis. No ano passado, o representante do Mato Grosso realizou seis jogos na Primeira Fase e foi eliminado com três igualdades e três derrotas. A Série D 2017 começará no fim de semana de 21 de maio e o desafio será ainda maior para estes sete clubes.
Regulamento:
A Série D 2017 contará com 68 clubes distribuídos em 17 grupos com quatro times cada. Os clubes se enfrentarão em jogos de ida e volta dentro dos próprios grupos. Os líderes dos 17 grupos, além dos 15 melhores 2ºs colocados avançarão de fase.
Os confrontos da Segunda Fase terão os 32 clubes classificados separados em dois blocos. O melhor colocado do Bloco I pegará o pior colocado do Bloco II e assim sucessivamente. Serão jogos de ida e volta.
Bloco I: os 16 clubes de melhor campanha, dentre os 17 primeiros colocados de cada grupo, na Primeira Fase; estes 16 clubes serão ordenados pelos seus grupos na Primeira Fase, em ordem crescente, recebendo a numeração de 01 a 16;
Bloco II: o clube de pior campanha entre os 17 primeiros classificados, mais os 15 melhores segundos colocados dos 17 grupos, na Primeira Fase; estes 16 clubes serão ordenados pelos seus grupos na Primeira Fase, em ordem crescente, recebendo a numeração de 17 a 32.
Nas fases seguintes, sempre em mata-mata com jogos de ida e volta, o clube com melhor campanha na somatória das fases anteriores terá vantagem de decidir em casa. Em caso de empate de pontos nos confrontos entre a Segunda Fase e a final, os critérios de desempate serão: maior saldo de gols, maior número de gols fora de casa e pênaltis. Os quatro melhores colocados conquistarão o acesso à Série C.