São Paulo - Em 28 de novembro de 2007, o Vasco - mesmo sem aspirações no Campeonato Brasileiro - venceu o Corinthians, por 1 a 0, no Estádio do Pacaembu, em São Paulo, e praticamente rebaixou o rival paulista. Naquela oportunidade, o Timão estaria livre da degola se tivesse triunfado, uma vez que o Goiás - então concorrente direto - havia apanhado de 4 a 1 do Atlético Mineiro.
A confirmação do rebaixamento do Corinthians veio na rodada seguinte, a última, em Porto Alegre, durante o empate, por 1 a 1, com o Grêmio. O empate, aliado a vitória do Goiás, por 2 a 1, sobre o Internacional, rebaixou o Corinthians à Série B.Estado paulista lidera ranking de títulos no geral e até mesmo nos pontos corridos
Leia a notícia completaO empate na capital paulista deixou o Vasco com apenas 38 pontos, quatro a menos do que o primeiro rival fora da zona do descenso. O clube cruzmaltino enfrentará na próxima rodada o atual campeão Cruzeiro, às 19h30, no Maracanã, no Rio de Janeiro, no sábado. O lanterna Náutico, em casa, e o Atlético Paranaense, fora, serão os outros dois adversários vascaínos.
A campanha vascaína em casa é ligeiramente melhor do que a apresentada fora - 23 pontos contra 15. A luta do Gigante da Colina contra o rebaixamento é diante de Coritiba (41), Bahia, Fluminense e Criciúma (42).
O Vasco tenta evitar uma nova queda cinco anos após ter descido para a Série B. O clube carioca, porém, não perdeu tempo no escalão nacional. Em 2009, o Vasco assegurou o acesso com direito a título.