Santa Catarina - Guarani e Marcílio Dias só teriam chance de escapar do rebaixamento no Campeonato Catarinense se o confronto entre Hermann Aichinger e Avaí tivesse vencedor. Mas neste sábado, os rivais empataram sem gols, em Ibirama, e de quebra rebaixaram Guarani e Marcílio Dias. No confronto, em Palhoça, os donos da casa venceram, por 1 a 0, mas voltaram para a Série B.
Avaí e Hermann Aichinger terminaram o Quadrangular com dez pontos, enquanto o Guarani somou nove e o Marcílio Dias teve seis. Ao longo de todo o Estadual de Santa Catarina, o Índio - como o Guarani é conhecido por seus torcedores - acumulou cinco vitórias (quatro em casa e uma fora), quatro empates (dois como mandante e dois como visitante) e seis derrotas (duas diante da torcida e quatro fora), além de 24 gols a favor e 16 contra.
A campanha do Marinheiro - como o Marcílio Dias é conhecido por sua torcida - teve quatro triunfos, todos em casa, dois empates (um como mandante e outro como visitante) e nove derrotas (três em casa e seis fora), além de 16 tentos a favor e 16 contra. Fundado em 17 de março de 1919, o Clube Náutico Marcílio Dias estava na elite desde 2014. O clube de Itajaí foi campeão catarinense em 1963.A Sociedade Esportiva, Recreativa e Cultural Guarani, por sua vez, nunca deu a volta olímpica na Série A. O clube de Palhoça foi fundado em 5 de fevereiro de 1928 e voltou para a elite este ano, após o vice da Série B em 2014. O Guarani ostenta apenas sete participações na elite estadual - 2004 (4º), 2005 (6º), 2006 (10º), 2007 (7º), 2008 (10º), 2013 (9º) e 2015 (9º).
Ladeira abaixo...Goiás e Fluminense já tiveram públicos abaixo de mil pagantes na temporada 2015
Leia a notícia completaNo Campeonato Baiano, Serrano e Catuense desceram de divisão. O Ubiratan amargou o descenso no Sul-mato-grossense, assim como o CENE - atual bicampeão estadual. O Vera Cruz se juntou ao Ypiranga e caiu no Estadual de Pernambuco. No Ceará, as vítimas do rebaixamento foram São Benedito e Horizonte.
Em Mato Grosso, o Sinop - clube que revelou o goleiro Rogério Ceni, hoje no São Paulo - foi rebaixado. O Cacerense também caiu após uma intensa briga judicial contra o União. Pelo Campeonato Brasiliense, o Atlético Ceilandense - sem nenhuma vitória em dez jogos - amargou o descenso. O Atlético Ceilandense se juntou ao Samambaia. Antes mesmo do início do Estadual, o Samambaia - campeão da 2ª divisão - desistiu de disputar o Candangão e foi rebaixado.