São Paulo - A capital, na maioria dos casos, conta com os chamados grandes clubes do futebol brasileiro. Em muitas divisões, os representantes dos grandes centros levam vantagem em relação a títulos e acessos. Mas a história é bem diferente na Série D do Campeonato Brasileiro, como mostrará o Sr. Goool neste domingo. Na última divisão nacional, o interior tem quase cinco vezes mais clubes do que a capital.
A vantagem do interior segue em relação a títulos e acessos na Série D. Dos seis campeões, quatro são do interior e dois da capital. São Raimundo, de Santarém, Guarany, de Sobral, Tupi, de Juiz de Fora, e Tombense, de Tombos, fizeram a festa para o interior. Os vencedores da capital, por outro lado, foram Sampaio Corrêa, de São Luís, e Botafogo, de João Pessoa.
A vantagem do interior também é vista nos acessos da última divisão nacional. De 2009 para cá, o interior acumulou 19 acessos, enquanto apenas cinco clubes da capital subiram para a Série C. A bola vai rolar em 12 de julho. Resta saber se a vantagem no número de participantes influenciará dentro das quatro linhas.
Mais da Série D...
Nesta temporada, nenhum dos seis campeões da divisão irá disputar a Série D. Vencedor do torneio em 2014, o Tombense jogará a Série C, assim como Botafogo, campeão em 2013, e Tupi, vencedor de 2011. O Sampaio Corrêa, campeão em 2012, está na Série B. Já Guarany, vencedor de 2010, e São Raimundo, campeão em 2009, não terão calendário no segundo semestre.
Enquanto isso, a última divisão nacional terá três clubes que já foram campeões em outras divisões do Nacional. O Villa Nova foi o primeiro campeão da Série B. O clube mineiro, em 1971, superou o Remo em uma melhor de três partidas. O Gama também foi campeão da Série B, em 1998, em um quadrangular com Botafogo-SP, Desportiva Ferroviária-ES e Londrina-PR. Enquanto isso, o Remo foi campeão da Série C em 2005. O clube paraense levou a melhor em um quadrangular com América de Natal-RN, Ipatinga-MG e Novo Hamburgo-RS.
Troyes, Gazélec Ajaccio e Angers pegaram as vagas dos rebaixados Evian, Metz e Lens
Leia a notícia completaOs Estados de Goiás, Rio de Janeiro e São Paulo terão o maior número de representantes - três cada. Bahia, Paraíba, Pernambuco, Minas Gerais, Santa Catarina, Paraná e Rio Grande do Sul contarão com dois clubes cada, enquanto os outros Estados terão apenas um representante na última divisão nacional.
O Sr. Goool acompanhará todos os detalhes da Série D. Tabela e simulador já estão no ar. O torcedor internauta ainda terá classificação interativa, estatísticas, curiosidades, ranking de público e renda e muito mais.
Regulamento:
Os 40 clubes serão divididos em oito grupos com cinco representantes cada. Dentro dos seus próprios grupos, os clubes jogarão em partidas de ida e volta. Os dois melhores colocados de cada grupo se classificarão às oitavas de final. O mata-mata será definido em jogos de ida e volta. Os quatro melhores colocados conquistarão o acesso à Série C. Os finalistas ainda brigarão pelo título da Série D.
Confira os clubes da Série D separados por interior e capital:
Interior (33)
Aparecidense-GO (Aparecida de Goiânia)
Botafogo-SP (Ribeirão Preto)
Caldense-MG (Poços de Caldas)
Campinense-PB (Campina Grande)
Central-PE (Caruaru)
CEOV-MT (Várzea Grande)
Colo Colo-BA (Ilhéus)
Coruripe-AL (Coruripe)
CRAC-GO (Catalão)
Duque de Caxias-RJ (Duque de Caxias)
Estanciano-SE (Estância)
Foz do Iguaçu-PR (Foz do Iguaçu)
Gama-DF (Gama)
Globo-RN (Ceará-Mirim)
Goianésia-GO (Goianésia)
Guarani-CE (Juazeiro do Norte-CE)
Imperatriz-MA (Imperatriz)
Inter de Lages-SC (Lages)
Interporto-TO (Porto Nacional)
Lajeadense-RS (Lajeado)
Metropolitano-SC (Blumenau)
Náutico-RR (Caracaraí)
Operário-PR (Ponta Grossa)
Red Bull-SP (Campinas)
Resende-RJ (Resende)
São Caetano-SP (São Caetano do Sul)
Serra Talhada-PE (Serra Talhada)
Serrano-BA (Vitória da Conquista)
Treze-PB (Campina Grande)
Vilhena-RO (Vilhena)
Villa Nova-MG (Nova Lima)
Volta Redonda-RJ (Volta Redonda)
Ypiranga-RS (Erechim)
Capital (7)
Comercial-MS (Campo Grande)
Nacional-AM (Manaus)
Remo-PA (Belém)
Rio Branco-AC (Rio Branco)
Rio Branco-ES (Vitória)
Ríver-PI (Teresina)
Santos-AP (Macapá)