São Paulo - Atlético Paranaense e Botafogo, pelo histórico, não deverão ter maiores dificuldades para chegarem à Segunda Fase da Libertadores. Mas o mesmo histórico não garante vida longa aos clubes que entram no torneio sul-americano pela Primeira Fase. Desde que o atual formato foi implantado, em 2005, apenas duas vezes os clubes que participaram da fase inicial chegaram à final.
O caso mais recente foi o Olímpia. O clube do Paraguai bateu na trave neste ano, quando foi derrotado pelo Atlético Mineiro, nos pênaltis. Antes, o Olímpia se livrou do Defensor-URU e caiu no Grupo 7 ao lado de Newell's Old Boys-ARG, Universidad de Chile-CHI e Deportivo Lara-VEN. O clube paraguaio se classificou na liderança.
Até chegar à final, o Olímpia eliminou Tigre-ARG (oitavas-de-final), Fluminense (quartas-de-final) e Santa Fé-COL (semifinal). Se na decisão o Olímpia pecou, o Estudiantes, em 2009, não deu este mole. O clube argentino é o único que foi campeão da Libertadores começando da Primeira Fase.
A caminhada do Estudiantes teve início diante do Sporting Cristal, do Peru. Cruzeiro, Deportivo Quito-EQU e Universidad Sucre-COL foram os adversários na fase de grupos. No mata-mata, o clube hermano chegou ao título ao passar por Libertad-PAR (oitavas-de-final), Defensor-URU (quartas-de-final), Nacional-URU (semifinal) e Cruzeiro (final).
Modesto!
Se por um lado, apenas o Corinthians - entre os brasileiros - conseguiu ser eliminado ainda na Primeira Fase -, por outro, os brasucas não andam muito quando começam a Libertadores na fase inicial. O melhor desempenho foi do Santos, em 2007, quando chegou às semifinais. Naquele ano, o Paraná parou nas oitavas-de-final.
Palmeiras, em 2005 e 2006, Goiás, em 2006, Cruzeiro, em 2008, Grêmio, em 2011, Internacional, em 2012, Grêmio e São Paulo, em 2013, também não passaram das oitavas-de-final. Já o Palmeiras, de 2009, e o Cruzeiro, de 2010, chegaram às quartas-de-final após entrarem na competição pela Primeira fase. Houve ainda o caso do Flamengo, eliminado na fase de grupos em 2012.
Apenas a Raposa venceu o Brasileirão e no ano seguinte ainda faturou o Estadual
Leia a notícia completaCampeões!
A Argentina, com 22 títulos, lidera o ranking de conquistas da Libertadores. O Brasil soma 17, contra oito do Uruguai. Já o Paraguai tem três e a Colômbia aparece com dois. Equador e Chile têm um cada. Em relação aos clubes, a Libertadores tem como maior vencedor o Independiente-ARG - dono de sete títulos -, um a mais que o Boca Juniors-ARG.
Peñarol-URU, com cinco, e Estudiantes-ARG, com quatro, estão a frente de Santos, São Paulo, Olímpia-PAR e Nacional-URU, todos com três. O Internacional tem dois títulos, assim como Cruzeiro, River Plate-ARG e Grêmio. Com uma conquista há Atlético Mineiro - atual campeão -, Corinthians, LDU-EQU, Once Caldas-COL, Palmeiras, Vasco, Vélez Sarsfield-ARG, Colo Colo-CHI, Atlético Nacional-COL, Argentinos Juniors-ARG, Flamengo e Racing Club-ARG.
Confira o desempenho dos clubes que disputam a Primeira Fase da Libertadores:
2005
América de Cali-COL (segunda fase)
Chivas-MEX (semifinal)
Quilmes-ARG (segunda fase)
Palmeiras (oitavas-de-final)
Atlético Júnior-COL (oitavas-de-final)
LDU-EQU (oitavas-de-final)
2006
Universitário-PER (segunda fase)
Santa Fé-COL (oitavas-de-final)
River Plate-ARG (quartas-de-final)
Chivas-MEX (semifinal)
Palmeiras (oitavas-de-final)
Goiás (oitavas-de-final)
2007
América-MEX (quartas-de-final)
Vélez Sarsfield-ARG (oitavas-de-final)
LDU-EQU (segunda fase)
Santos (semifinal)
Paraná (oitavas-de-final)
Tolima-COL (segunda fase)
2008
Lanús-ARG (oitavas-de-final)
Cruzeiro (oitavas-de-final)
Arsenal-ARG (segunda fase)
Atlas-MEX (quartas-de-final)
Cienciano-PER (segunda fase)
Audax Italiano-CHI (segunda fase)
2009
Independiente-COL (segunda fase)
Estudiantes-ARG (campeão)
Nacional-PAR (segunda fase)
Deportivo Cuenca-EQU (oitavas-de-final)
Palmeiras (quartas-de-final)
Universidad de Chile-CHI (oitavas-de-final)
2010
Libertad-PAR (quartas-de-final)
Juan Aurich-PER (segunda fase)
Universidad Católica-CHI (segunda fase)
Cruzeiro (quartas-de-final)
Emelec-EQU (segunda fase)
Racing-URU (segunda fase)
2011
Tolima-COL (segunda fase)
Jaguares-MEX (quartas-de-final)
Cerro Porteño-PAR (semifinal)
Unión Española-CHI (segunda fase)
Independiente-ARG (segunda fase)
Grêmio (oitavas-de-final)
2012
Arsenal-ARG (segunda fase)
Flamengo (segunda fase)
Peñarol-URU (segunda fase)
Libertad-PAR (quartas-de-final)
Internacional (oitavas-de-final)
Unión Española-CHI (oitavas-de-final)
2013
Tigre-ARG (oitavas-de-final)
Grêmio (oitavas-de-final)
Tolima-COL (segunda fase)
Olímpia-PAR (vice-campeão)
São Paulo (oitavas-de-final)
Deportes Iquique-CHI (segunda fase)