Minas Gerais - A temporada 2013 não poderia ser mais mineira! Se no primeiro semestre o Atlético faturou o inédito título da Libertadores, agora, o rival Cruzeiro caminha a passos largos rumo ao título do Campeonato Brasileiro. Para massagear ainda mais o ego dos mineiros, o técnico Marcelo Oliveira também é de Minas Gerais e poderá se tornar o 4º treinador do estado a dar a volta olímpica no Brasileirão.
Com apenas 58 anos, Marcelo de Oliveira Santos é natural de Pedro Leopoldo, distante 46 km da capital mineira. O treinador chegou ao Cruzeiro no início da pré-temporada, após ter sido demitido pelo Vasco. Ex-meia-atacante, o treinador conhece muito bem Minas Gerais.
Marcelo Oliveira começou a carreira de técnico no Atlético Mineiro. Ele ainda defendeu o Ipatinga no estado, além de CRB, Paraná e Coritiba, onde conseguiu seus maiores frutos no esporte - bicampeão paranaense (2011/2012). Perto de fazer história pessoal e de levar a Raposa ao segundo título na era dos pontos corridos, Marcelo Oliveira segue os passos de outros três mineiros campeões nacionais.Mineiros!
Ao todo, 26 dos 51 clubes do ranking igualam ou superam o aproveitamento de 50%
Leia a notícia completaCarlos Alberto Silva fez história com o título do Guarani em 1978. Até hoje, o Bugre é o único campeão do interior a conquistar o título brasileiro. Carlos Alberto Silva é natural de Bom Jardim de Minas.
Há ainda o mais conhecido de todos. Telê Santana foi o responsável pelo primeiro título nacional com a denominação Campeonato Brasileiro. O treinador, já falecido, garantiu a conquista para o Atlético Mineiro em 1971. Natural de Itabirito, o comandante ainda faturou o Brasileirão de 91 pelo São Paulo.
De volta a 2013, o Cruzeiro pode ter perdido os dois últimos jogos - 2 a 0 para o São Paulo e 1 a 0 para o Atlético Mineiro -, mas a Raposa segue forte na liderança. O clube mineiro ostenta 59 pontos, dez a mais do que o Botafogo - vice-líder - e 17 a mais do que o Atlético Mineiro - 5º colocado. Para se recuperar no Brasileirão, o Cruzeiro enfrentará o Fluminense, nesta quarta-feira, às 19h30, no Estádio do Mineirão, em Belo Horizonte, pela 29ª rodada.
Confira os técnicos campeões nos pontos corridos do Brasileirão:
2003 (Cruzeiro)
Vanderlei Luxemburgo - Nova Iguaçu-RJ
2004 (Santos)
Vanderlei Luxemburgo - Nova Iguaçu-RJ
2005 (Corinthians)
Antônio Lopes - Rio de Janeiro-RJ
2006 (São Paulo)
Muricy Ramalho - São Paulo-SP
2007 (São Paulo)
Muricy Ramalho - São Paulo-SP
2008 (São Paulo)
Muricy Ramalho - São Paulo-SP
2009 (Flamengo)
Andrade - Juiz de Fora-MG
2010 (Fluminense)
Muricy Ramalho - São Paulo-SP
2011 (Corinthians)
Tite - Caxias do Sul-RS
2012 (Fluminense)
Abel Braga - Rio de Janeiro-RJ