Rio Grande do Norte - O ABC, mesmo eliminado dentro das quatro linhas, voltou a colocar o Estado do Rio Grande do Norte nas oitavas-de-final da Copa do Brasil após nove anos de jejum. O Mais Querido ganhou o direito de seguir no torneio nacional com a eliminação do Novo Hamburgo, na última sexta-feira, por determinação da 5ª Comissão Disciplinar do Superior Tribunal de Justiça Desportiva (STJD). (Confira a página exclusiva do ABC no Sr. Goool!)
O tribunal eliminou o clube gaúcho por ter escalado, de forma irregular, o meia Preto na partida de ida do confronto diante do ABC pela Terceira Fase. Preto havia sido suspenso pelo STJD em seu antigo clube e deveria cumprir cinco jogos de suspensão. Ele cumpriu apenas um, o que resultou na eliminação do Novo Hamburgo.
Até esta classificação, por linhas tortas, do ABC, o Rio Grande do Norte havia comemora a última passagem para as oitavas-de-final em 2005, com o Baraúnas. Na oportunidade, o clube potiguar ainda eliminou o Vasco e chegou às quartas-de-final, quando caiu diante do Cruzeiro.Lembra?
Criciúma escalou jogador de forma irregular e, mesmo assim, foi absolvido pelo Pleno do STJD
Leia a notícia completaNa atual edição do torneio nacional, a caminhada do ABC começou diante da Desportiva Ferroviária. Se no Espírito Santo, o clube potiguar foi derrotado, por 1 a 0, na volta meteu logo 4 a 1. A vítima da Segunda Fase foi o Atlético Goianiense. Empate, por 1 a 1, em Natal, e vitória, por 2 a 1, em Goiânia.
Na Terceira Fase, o ABC bateu o Novo Hamburgo, por 1 a 0, em casa, mas perdeu a volta, por 2 a 0. O clube estaria eliminado se não fosse a decisão do STJD.
Além do ABC, Vasco, Palmeiras e Corinthians também carimbaram o passaporte para as oitavas-de-final, assim como o sexteto da Libertadores (Atlético Mineiro, Atlético Paranaense, Botafogo, Cruzeiro, Flamengo e Grêmio). Os duelos das oitavas-de-final serão definidos por sorteios realizados pela Confederação Brasileira de Futebol (CBF).