Alagoas - O Campeonato Alagoano 2017 começará neste sábado, mas o ASA estreará só no domingo, às 17 horas (horário de Brasília), contra o CEO no Estádio Coaracy da Mata Fonseca, em Arapiraca. O Fantasma, aliás, iniciará o Estadual já com um jejum a ser quebrado. O Alvinegro não vence na competição há sete jogos, sendo cinco derrotas e dois empates.
No Estadual 2016, o ASA ficou fora do mata-mata. O clube alagoano, aliás, amargou a lanterna do Hexagonal com dois empates e três derrotas. Antes, nos últimos dois jogos da Primeira Fase houve outras duas derrotas. Um dos clubes de Alagoas na Série C do Brasileirão, o ASA venceu pela última vez no Alagoano em 2 de março, quando bateu o Penedense, por 3 a 1.Apesar do mau momento, o ASA é um dos cinco campeões que estarão na edição 2017 do Estadual. O Fantasma tem sete voltas olímpicas, sendo a última em 2011. O clube de Arapiraca é o terceiro maior campeão de Alagoas - atrás de CSA e do atual bicampeão CRB.
Regulamento: Sete dos dez clubes serão do interior, mas representantes da capital ostenta mais títulosEstadual Alagoano começará com maioria do interior, mas capital campeã
No Quadrangular da Permanência, os quatro clubes se enfrentarão em jogos de ida e volta. Os dois piores colocados serão rebaixados à 2ª divisão. No Hexagonal, os clubes se enfrentarão em jogos apenas de ida. Os quatro melhores colocados se classificarão para o mata-mata.
As semifinais serão disputadas em jogos de ida e volta. Em caso de empate, os critérios serão melhor saldo de gols e melhor campanha no Hexagonal. Na final, o dono da melhor campanha em todo o Estadual poderá decidir em casa. Os critérios de desempate serão melhor saldo de gols, prorrogação e pênaltis. Campeão e vice terão vagas na Copa do Nordeste, Série D e Copa do Brasil 2018. Haverá ainda disputa de 3º lugar com os mesmos critérios da final. O vencedor terá vaga na Copa do Brasil 2018.