São Paulo - A África participou da Copa do Mundo, pela primeira vez, em 1934 com o Egito. Os africanos voltaram apenas no Mundial de 1970. Em 2010, o continente realizou sua primeira Copa, na África do Sul. Agora, no Mundial do Brasil, a África pode classificar - pela primeira vez - duas seleções às oitavas-de-final. Costa do Marfim, Nigéria, Gana e Argélia sonham com o mata-mata. Apenas a Seleção de Camarões já foi eliminada da Copa 2014.
Os camaroneses perderam os dois jogos no Grupo A contra México e Croácia. A última partida será contra o Brasil. Enquanto isso, a Costa do Marfim ocupa a vice-liderança do Grupo C com três pontos e lutará pela classificação contra a Grécia. Situação parecida vive a Nigéria, dona de quatro pontos no Grupo F. O último jogo dos nigerianos será diante da Argentina.
O mesmo acontece com a Argélia. Com a vitória, por 4 a 2, sobre a Coreia do Sul, a Seleção da Argélia pulou para a vice-liderança do Grupo H com três pontos e só depende de suas forças para se classificar. Na rodada final, os argelinos vão encarar a Rússia. Já a situação de Gana é um pouco mais complicada. É verdade que Gana segurou a Alemanha (2 a 2), mas ainda não venceu no Grupo G. O último duelo dos africanos será contra Portugal.Histórico!
Se o Egito foi a primeira seleção da África a participar da Copa, o Marrocos foi o primeiro africano a se garantir no mata-mata. Em 1986, no México, os marroquinos se classificaram na liderança do Grupo F que ainda contava com Inglaterra, Polônia e Portugal. Nas oitavas-de-final, porém, Marrocos foi eliminado pela Alemanha Ocidental.
Enquanto isso, a Costa Rica precisará de apenas um empate para garantir a liderança
Leia a notícia completaJá em 2002, a sensação africana foi Senegal que aguentou até as quartas-de-final, quando caiu diante da Turquia na prorrogação. Nas últimas duas Copas do Mundo, porém, Gana deu as caras. Em 2006, o Brasil foi o algoz de Gana nas oitavas-de-final. Na Copa da África do Sul, a Seleção Ganesa deu mais um passo e só saiu nas quartas-de-final em disputa de pênaltis com o Uruguai.
Além de colocar - ao menos - duas seleções nas oitavas-de-final, a África também quer superar as quartas-de-final na Copa do Mundo 2014. Até o Mundial do Brasil, Camarões é a seleção africana com mais participações em Copas (7). A Nigéria soma cinco, uma a mais do que Argélia, Marrocos e Tunísia. África do Sul, Gana e Costa do Marfim têm três cada. Por fim, Angola, República Democrática do Congo (antigo Zaire), Senegal, Togo e Egito estiveram apenas em um Mundial cada.