Minas Gerais - O título da edição 2017 da Série B do Campeonato Brasileiro era dado como certo para o Internacional, principal atração desta temporada. O Colorado, contudo, encontrou inúmeras dificuldades ao longo da disputa. O acesso até foi obtido com um simbólico empate sem gols ante o Oeste, mas os gaúchos já não dependiam mais das suas forças para ficarem com o título. Tanto é verdade que o Inter até venceu o Guarani, por 2 a 0, neste sábado, no Beira-Rio, mas não ficou com o troféu. O mais novo campeão é o América Mineiro que voltou a conquistar a Série B após 20 anos. O Coelho superou o CRB, por 1 a 0 - gol de Rafael Lima -, no Independência, em Belo Horizonte, pela 38ª e última rodada e fez a festa diante da sua torcida - 22.481 torcedores estiveram nas arquibancadas e quebraram o recorde do estádio.
O América Mineiro soube aproveitar muito bem o sobe e desce do Inter e deu o bote na hora correta. A liderança definitiva foi tomada dos colorados na 35ª rodada. Mas antes, o clube mineiro já tinha se apoderado do G4. Tanto é verdade que o acesso foi obtido na 35ª rodada. O Coelho esteve entre os quatro primeiros colocados em 28 oportunidades, sendo 11 na liderança. O clube mineiro entrou no G4 na 11ª rodada e não saiu mais.Em 1997, o título do América foi obtido em um Quadrangular. No geral, a campanha daquela oportunidade teve 23 partidas com 14 vitórias, quatro empates e cinco derrotas. Aproveitamento de 66,7%. Na atual temporada, o grito foi solto com 20 triunfos (12 em casa e oito fora), 13 empates (cinco como mandante e oito como visitante) e cinco derrotas (duas ao lado da torcida e três fora), além de 46 tentos pró e 25 tomados. Aproveitamento de 64%.
Sem falar que edição 2018 do torneio terá início logo em 7 de janeiro
Leia a notícia completaSem falar que Minas Gerais chegou ao 5º acesso, assim como a Bahia. São Paulo, porém, continua sendo o recordista com nove vagas, uma a mais do que Santa Catarina. Já Pernambuco soma seis. Rio de Janeiro, por outro lado, ostenta quatro acessos. O Paraná, por sua vez, aparece com três acessos, assim como Goiás. Rio Grande do Norte, Ceará e, agora, Rio Grande do Sul subiram uma vez cada. Parabéns, América Mineiro!