São Paulo - A Austrália superou a Seleção de Honduras, por 3 a 1, nesta quarta-feira, em Sydney, e se classificou para a sua quinta Copa do Mundo. Mile Jedinak garantiu o hat-trick com todos os gols no 2º tempo, aos 9, 27 e 40 minutos. Maynor Figueroa diminuiu para os hondurenhos nos acréscimos. Sem falar que, agora, os australianos passaram a ter mais vagas pela Eliminatória da Ásia do que pela Oceania. A Seleção Australiana, com o intuito de evoluir e aumentar os desafios, trocou seu continente pelo asiático após o Mundial de 2006. E com a classificação para a edição da Rússia manteve o aproveitamento de 100% no torneio da Ásia. Agora, já são 31 seleções. Falta só uma vaga para o próximo torneio da FIFA (Peru ou Nova Zelândia).
A única mudança desta vez foi que a vaga precisou ser conquistada através da repescagem contra o 4º colocado da Eliminatória da CONCACAF. Na fase de grupos da Eliminatória Asiática, os australianos ficaram na 3ª colocação atrás dos classificados Japão e Arábia Saudita. Situação diferente vista em 2010, primeira vez do país da Oceania em seu novo continente. Para a Copa da África do Sul, a Austrália garantiu vaga direta, na liderança do grupo e com cinco pontos de vantagem para os japoneses. Na Eliminatória para a Copa 2014, a vaga também foi direta.A Seleção Australiana jogará sua quinta Copa do Mundo, sendo a quarta consecutiva. A estreia foi em 1974, mas o melhor desempenho aconteceu em 2006, quando chegou às oitavas de final. Para o Mundial da Alemanha, a Austrália se classificou na repescagem, mas através da Eliminatória da Oceania. Foi seu último ano no continente gelado.
Colorado supera os 20 mil pagantes e no ranking agrupado das quatro divisões ocupa a 4ª colocação
Leia a notícia completaA vaga para a Copa do Mundo da Rússia foi obtida com 14 vitórias (nove em casa e cinco fora), seis empates (um como mandante e cinco como visitante) e só duas derrotas longe da torcida, além de 51 gols a favor e 18 tomados. Antes da repescagem, os australianos ainda tiveram que enfrentar a Síria pelo Playoff da Ásia. A classificação só possível na prorrogação (1 a 0), após empates, por 1 a 1, fora e em casa.
A Seleção da Austrália se junta Rússia - país-sede -, Brasil, Irã, Japão, México, Bélgica, Coreia do Sul, Arábia Saudita, Alemanha, Inglaterra, Espanha, Nigéria, Costa Rica, Polônia, Egito, Islândia, Sérvia, Portugal, França, Uruguai, Argentina, Colômbia, Panamá, Senegal, Marrocos, Tunísia, Suíça, Croácia, Suécia e Dinamarca.